Anúncio publicitário é um gênero textual usado para promover uma marca, produto, serviço ou ideia para um público definido em um meio de comunicação. Com linguagem persuasiva, o anúncio publicitário ajuda a convencer o consumidor a tomar uma ação, que pode ser comprar um produto ou contratar um serviço.
São textos que se realizam por uma (ou mais de uma) razão determinada em uma situação comunicativa (um contexto) para promover uma interação específica. ...
GÊNERO CONVITE: sua estrutura é composta de destinatário, o evento para o qual está sendo convidado, local e data do evento e remetente. A função do convite é passar as informações de hora, data, local, dentre outras e é claro, o de convidar.
Principais Características
São exemplos de gêneros: romance, conto, fábula, lenda, notícia, carta, bula de medicamento, lista de compras, cardápio de restaurante, entre outros. Quando trata-se de tipos textuais, as classificações são fixas. ... Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo.
Os gêneros textuais são enunciados relativamente estáveis ancorados em tipos textuais. Eles surgem, principalmente, em virtude do dinamismo das interações sociais. ... São também tipos estáveis de enunciados, com estruturas e conteúdos temáticos que facilitam sua definição.
Tipos textuais:
Se considerarmos que o leitor é um agente, que não tem um papel passivo durante o ato de ler, mas que é um sujeito que atribui significado ao texto, que procura as pistas deixadas pelo autor, que busca se aproximar do sentido que este quer dar ao texto, podemos fazer da leitura um lugar onde há reciprocidade.
O leitor, na teoria literária, é uma das três entidades da história, sendo as outras o narrador e o autor. O leitor e o autor habitam o mundo real. É função do autor criar um mundo alternativo, com personagens e cenários e eventos que formem a história. É função do leitor entender e interpretar a história.
Leitor instituído. Para Dominique Maingueneau - é o leitor previsto para um determinado tipo de texto, por exemplo, “existem tipos de romances que supõem um leitor detetive que perscrute o texto ininterruptamente e volte sobre seus passos à procura de indícios [...].” (p.
O que as partes destacadas informam ao leitor? Elas informam de qual personagem é a fala descrevendo as ações.