TLVs definidos - termo TLV é uma marca registrada da ACGIH. Ele é definido como a concentração de contaminante na qual se acredita que a maioria dos trabalhadores podem estar repetidamente expostos, dia após dia, sem desenvolver efeitos adversos à saúde.
Para os valores encontrados de nível de ruído intermediário será considerada a máxima exposição diária permissível relativa ao nível imediatamente mais elevado. 5....Guia Trabalhista.
A Norma Regulamentadora 15 – NR 15 – Atividades e Operações Insalubres – indica os “limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente”. Esta norma recomenda para uma jornada de 8 horas diárias de trabalho, a máxima exposição diária permissível é de 85 dB.
Os níveis de impacto deverão ser avaliados em decibéis (dB), com medidor de nível de pressão sonora operando no circuito de resposta para impacto. As leituras devem ser feitas próximas ao auvido do trabalhador. O limite de tolerância para ruído de impacto Page 4 3. será de 130 dB (LINEAR).
Já a Norma Brasileira (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelece que a emissão de ruídos em zonas residenciais não deve ultrapassar os 55 decibéis no período diurno (entre 7h e 20h) e 50 decibéis no período noturno (das 20h às 7h).
85 dB
80 decibéis
15.
Limite teto é aquele valor que em nenhum momento da jornada de trabalho pode ser ultrapassado, ou seja, durante as oito horas de trabalho em nenhum momento a exposição do trabalhador pode estar acima do valor teto, estando abaixo a exposição está controlada.