crossorigin="anonymous">
Trata-se de uma hiperextensão dos joelhos (acima de 10°) causada por uma hipertrofia/ encurtamento do quadríceps (musculatura extensora) e hipotrofia/ hipotonia da musculatura posterior da coxa.
É a projeção do joelho pra traz, fazendo com que a linha de gravidade passe bem à frente dos joelhos. É causado pela hipertrofia da musculatura extensora dos joelhos (reto femoral, vasto medial, vasto intermédio, vasto lateral), ou pela frouxidão ligamentar (característica de alguns indivíduos).
O joelho valgo, também conhecido como geno valgo, é uma situação em que os joelhos estão desalinhados e voltados para dentro, encostando um no outro. Assim, devido à posição do joelho, essa situação também pode ser conhecida popularmente como "pernas em forma de X" e "pernas de tesoura".
O joelho varo, conhecido também como geno varo ou “pernas de cowboy”, é uma condição normalmente genética em que os joelhos se mantém afastados mesmo quando a pessoa consegue encostar um tornozelo no outro, e acontece quando os ossos tíbia e fêmur não estão corretamente alinhados, dando a forma diferente à linha da ...
O que é geno valgo e geno varo? É o arqueamento dos joelhos para dentro ou para fora. As causas de uma forma geral são decorrentes de padrão anatômico familiar, podendo ser herdado de pais e avós.
Qual o tratamento mais indicado para joelho valgo?
Uma cirurgia típica de osteotomia do joelho leva cerca de 90 minutos para ser concluída. Os sinais vitais do paciente são verificados para garantir que a pressão arterial, a frequência cardíaca, a temperatura corporal e os níveis de oxigenação estejam normais e a cirurgia possa prosseguir.
A osteotomia valgizante proximal da tíbia é reconhecida como procedimento cirúrgico efetivo para correção de osteoartrose do compartimento medial do joelho ou para correção de deformidades angulares(5). Jackson, em 1958, foi o primeiro autor a descrever a osteotomia da tíbia como procedimento seguro e efetivo(13).