O produto entre duas matrizes A e B é definido se , e somente se, o número de colunas da matriz A for igual ao numero de linhas da matriz B. Assim: O elemento neutro da multiplicação de matrizes é a matriz identidade (I).
Multiplicação de matrizes Para uma matriz A ser multiplicada pela matriz B, é necessário que o número de colunas de A seja igual ao número de linhas de B. Por exemplo, A do tipo 3x2 e B do tipo 2x2, A do tipo 9x3 e B do tipo 3x1, etc.
1º passo: calcular o determinante da matriz de coeficientes. 2º passo: calcular Dx substituindo os coeficientes da primeira coluna pelos termos independentes. 3º passo: calcular Dy substituindo os coeficientes da segunda coluna pelos termos independentes. 4º passo: calcular o valor das incógnitas pela regra de Cramer.
Veja alguns exemplos de como resolver uma equação. Solução: para resolver uma equação devemos deixar somente a letra do lado esquerdo do sinal de igual, ou seja, isolar a letra no lado esquerdo....Vamos chamar o número de x.
A solução de uma equação do 2º grau ocorre, quando as raízes são encontradas, ou seja, os valores atribuídos a x . Esses valores de x devem tornar a igualdade verdadeira, isto é, ao substituir o valor de x na expressão, o resultado deve ser igual a 0.
Para calcularmos as raízes da equação x² + 2x - 8 = 0, podemos utilizar a fórmula de Bháskara. Calculado o valor de Δ, precisamos achar os dois valores para x através da fórmula: Então, Portanto, as raízes de x² + 2x - 8 = 0 são x = -4 e x = 2.
O método mais utilizado para a resolução de equações do segundo grau completas é a Fórmula de Bhaskara, por isso utilizaremos a mesma para resolver a equação quadrática x²-5x+6=0....Sendo assim, para a equação x²-5x+6=0 temos que:
→Como o discriminante (Δ) resultou em um valor maior que zero, a equação x²-5x-6=0 terá duas raízes diferentes e pertencentes ao conjunto dos números reais. RESPOSTA: As raízes da equação são -1 e 6.
As raízes são: 2 e 3.