A fisioterapia no fortalecimento muscular, fortalece para que o músculo “desperte” especialmente quando há alguma lesão como nos casos de imobilizações ou algum procedimento cirúrgico.
Exercícios para Fortalecer o Joelho
Para aumentar esta distância, ou mesmo o volume desta região existe apenas um jeito sem fazer cirurgia: engordar. Somente o acúmulo de gordura local pode fazer a região ficar maior, mais volumosa.
Segundo a educadora física e especialista do Eu Atleta Deborah Povoleri, a elevação de quadril fortalece a região glútea, o assoalho pélvico, e promove estabilidade na articulação do quadril.
1. Elevação do quadril. Deitada de barriga para cima e com os joelhos dobrados, levante o quadril, mantendo os pés e a cabeça bem apoiados no chão. Depois, regresse à posição inicial e volte a subir o quadril, repetindo por 20 vezes.
O impulso vem dos músculos do quadril da perna da frente. Mantenha a posição por 2 segundos e depois retorne à posição inicial. Repita 8 vezes. Você também pode realizá-lo ao longo do piso ou pista numa sequência contínua.
Este exercício é dividido em duas etapas: posicionamento e movimento. Primeiramente, o posicionamento. Em pé, afaste os pés um pouco além do limite do quadril. Ponha as mãos sobre os ombros com os cotovelos na mesma altura deles.
Dicas para agachar – Iniciante Use um espelho ou filme seu movimento. As pernas devem estar alinhadas com o quadril, durante o movimento a coluna deve permanecer reta, o quadril deve ir para trás e os joelhos sempre alinhados com a ponta do pé.
“O jeito correto é sempre agachar com as costas retas, pegar o peso no chão flexionando o joelho e fazer braço de alavanca no quadril, não na coluna ou joelho”, explica Ana Paula.
Sentar na bola de pilates e fazer movimentos rotatórios colabora para ajudar na dilatação. Porém, não é necessário ficar o dia todo fazendo exercícios, apenas 15 minutos duas vezes ao dia já ajuda e muito. Dançar também é uma das aliadas do trabalho de parto!
Exercícios que ajudam no parto normal