crossorigin="anonymous">
O Guido d'Arezzo é também atribuído a invenção da "Mão Guidoniana", um sistema mnemônico usado para o ensino da leitura musical, em que os nomes das notas correspondiam a partes da mão humana.
Ensinava-se canto, canto de intervalos, memorização de cânticos, leitura por meio da pauta, entre outros. Para a difusão da religião, o canto foi de suma importância sendo este ensinado a todos, principalmente aos mais pobres. ... A técnica de solmização consiste em cantar sílabas a cada nota musical.
Nos países latinos e eslavos, a denominação das notas musicais deve-se ao monge italiano Guido D'Arezzo, que viveu no século 11. Sancti loannis. Assim surgiram ut, ré, mi, fá, sol, lá – e o si, formado pelas iniciais do nome do santo.
O nome das notas (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) tem a sua origem na música coral medieval. Foi Guido d'Arezzo, um monge italiano, que criou este sistema de nomear as notas musicais - o chamado sistema de solmização.
Os pitagóricos utilizavam os números dois e três porque acreditavam que eles eram números especiais, pois, através deles, qualquer número poderia ser gerado. Portanto, deveriam estar presentes na Matemática e na Música. ... Mas ainda hoje são utilizadas frações para representar as notas musicais.
A relação com a matemática A matemática é utilizada pelos estudiosos da música como uma forma de facilitar suas teorias a respeito da estruturação musical, além de comunicar novas maneiras de ouvir música. Da matemática, são usadas na música, a teoria dos conjuntos, a álgebra abstrata e a teoria dos números.
Pitágoras descobriu que havia uma relação matemática entre os sons emitidos e os pesos dos martelos. Refez a experiência usando, dessa vez, uma corda tensionada. Dividiu a corda em partes iguais. Notou que as mesmas proporções produziam os mesmos intervalos sonoros.
Sabe-se que Pitágoras foi o primeiro filósofo a estudar a música. Um de seus discıpulos, Arquitas, inclusive a teria definido como uma das quatro ciências matemáticas por excelência lecionadas na Europa desde a Idade Média, que eram: a aritmética, a geometria, a astronomia e a música.