Tratamentos da doença do carrapato A erliquiose é tratada com antibióticos e outros medicamentos. Pode ser preciso fazer também o tratamento com soro e transfusão de sangue. Mas é importante ressaltar que apenas o veterinário pode fazer o diagnóstico e orientar os cuidados.
Já com o exame de sangue (hemograma), o médico veterinário poderá identificar as alterações provocadas pela doença, como a anemia e a baixa quantidade de plaquetas no sangue. Caso os agentes da doença do carrapato sejam visualizados, o diagnóstico é fechado de maneira definitiva.
QUE É TESTE DE IMUNOFLUORESCÊNCIA INDIRETA (IFI) Na IFI, os anticorpos contra Babesia são detectados através de uma anti-imunoglobulina de bovino, conjugada com um composto fluorescente (Figura 1). Nas reações positivas, os parasitos de antígeno exibem fluorescência esverdeada (Figura 2).
A erliquiose é dividida em três fases: aguda, subclínica e crônica. Os principais sintomas clínicos observados nos cães são: apatia, falta de apetite, febre, vômitos, diarreia, sangue pelo nariz, respiração ofegante e mucosas pálidas (sinal de anemia).
Leite e água. Leite misturado com água, além de ser fácil de encontrar, reduz não só a dor e a coceira, mas também o inchaço e a inflamação do local ferido.
Gelo – Uma compressa de água gelada ou de pedras de gelo consegue aliviar não só a coceira causada pelos mosquitos, mas também a dor que resulta da picada de outros insetos, como abelhas e formigas.
Remover um carrapato Basta retirá-lo com um lenço de papel e lavar a área”, diz Oliver. “Agora, se ele te mordeu, então é melhor usar uma pinça para removê-lo. Agarre o carrapato o mais próximo possível da sua pele e, em seguida, retire-o. Tente evitar esmagar o corpo dele e faça o seu melhor para remover tudo isso”.