Como muitas das palavras do nosso idioma, sinergia tem origem grega. Ela pode ser traduzida como cooperação. Representa a união de diversas valências que buscam sempre o bem comum e a satisfação geral. É como um grupo de pessoas remando sempre no mesmo sentido, visando a um só objetivo.
Sinergia é um termo de origem grega que significa cooperação, se referindo ao esforço para realizar algo muito complexo e ter êxito no final, ou seja, é quando o trabalho conjunto acaba sendo maior que a soma dos trabalhos individuais.
Sinergia é uma palavra extremamente importante em qualquer organização, assim como na vida. Sinergia é o trabalho em equipe eficaz, o último estágio de uma boa cooperação. ... A sinergia pode ser descrita como: todas as áreas estarem tão bem conectadas que uma ajuda a outra.
Quando se tem a associação concomitante de vários dispositivos executores de determinadas funções que contribuem para uma ação coordenada, ou seja o resultado do conjunto de esforços em prol do mesmo fim, tem-se sinergia. ...
Conforme Vieira (2010), a sinergia nas organizações é representada através de alguns pilares:
Efeito ativo e retroativo do trabalho ou esforço coordenado para uma determinada tarefa ou função. A comunicação sinérgica • Quando mente, coração e modo de expressão tornam-se novas possibilidades de modo que o trabalho seja feito prazerosamente mesmo sem saber o resultado final.
Essa interação das partes de um sistema é chamada de sinergia e possibilita o funcionamento do sistema de maneira correta. ... Um sistema não funciona adequadamente quando ocorre entropia interna, ou seja, a ausência de sinergia. É correto o que se apresenta em: A I e II apenas.
Significa o efeito multiplicador da combinação dos recursos, pois os recursos utilizados conjugadamente produzem um efeito maior do que a sua soma, definição salientada por Igor Ansoff e que cada área de atividade maximize objetivos e resultados da organização.
A sinergia é um importante componente na contração muscular. Esse fenômeno se caracteriza pela contração de um músculo ao mesmo tempo que os músculos agonistas, cuja ação sinérgica se dá na forma de sinergia verdadeira e acessória.
Denominamos aqui organização um grupo de pessoas que se constitui de forma organizada para alcançar objetivos em comum. ... Segundo Chiavenato (1998) a organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de dois ou mais indivíduos.
De acordo com Chiavenato, a área de recursos humanos estratégica é aquela que cria um laço forte entre os seus líderes e os demais colaboradores. Para tanto, é necessário utilizar todas as ferramentas disponíveis para engajar a equipe diante dos projetos empresariais.
Segundo Maximiano (1992): “Uma organização é a combinação de esforços individuais que têm por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização, torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa.
Segundo Chiavenato (2003, p. 131), a organização informal apresenta as seguintes características: ... A organização representa, no fundo todos aqueles meios que a empresa utiliza para pôr em prática o planejamento, a direção e o controle da ação empresarial para atingir os seus objetivos.
Idalberto Chiavenato discorre sobre a teoria neoclássica, suas decorrências e principais contribuições e a administração por objetivos. ... Como se vê, Teoria Geral da Administração tem por onde ser um dos mais importantes entre os livros relativamente modernos sobre o assunto.