Estudar o sinal de uma função é determinar para quais valores reais de x a função é positiva, negativa ou nula. ... Observação: para construir o gráfico de uma função do 2º grau, precisamos determinar o número de raízes da função, e se a parábola possui concavidade voltada para cima ou para baixo.
Estudar o sinal de uma função consiste em determinar os valores de x para os quais f(x) > 0, f(x) < 0, e f(x) = 0. Bom, parece que estudar o sinal de uma função, significa determinar para quais valores de x ela é positiva (f(x) > 0), negativa (f(x) < 0), ou exatamente igual a zero (f(x) = 0).
Estudar o sinal de uma função consiste em determinar os intervalos nos quais a função tem imagem negativa e os intervalos nos quais a função tem imagem positiva. Como toda função polinomial tem como domínio todo o conjunto R e é sempre contínua1, suas imagens só podem mudar de sinal em suas raízes reais.
Para a execução dos quadros de sinais temos sempre os mesmos passos:
Estudo do Sinal de uma Função Afim Estudar a variação do sinal de uma função polinomial do 1° grau nada mais é que identificar para quais valores de x temos f(x) com valor negativo, nulo ou positivo. Vamos voltar ao gráfico da função e analisá-lo deste outro ponto de vista.
A regra para identificar se funções do primeiro grau são crescentes ou não é a seguinte: Se a > 0, a função é crescente; Se a < 0, a função é decrescente.
A derivada é crescente, logo a segunda derivada é positiva. A segunda função decresce com a concavidade voltada para baixo. A derivada é decrescente, logo a segunda derivada é negativa. Dá-se o nome de ponto de inflexão ao ponto que separa uma parte convexa duma curva contínua de uma parte côncava.
Na Matemática, serve para demonstrar o crescimento de um capital aplicado a uma determinada taxa de juros compostos. Na Química está diretamente ligada ao decaimento radioativo, na Biologia se apresenta em situações envolvendo o crescimento de bactérias em uma colônia.
Significado de Exponencial [Figurado] Que vale como expoente, como figura representativa da sua classe, profissão, ramo de atividade: figura exponencial da indústria, da classe médica. [Figurado] Muito importante; de muita relevância; que não pode ser deixado de lado: crescimento exponencial.