A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta. A globalização é um dos termos mais frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo.
2) A Globalização é um termo elaborado na década de 1980 para descrever o processo de intensificação da integração econômica e política internacional, marcado pelo avanço nos sistemas de transporte e de comunicação.
na compra de um produto, quando compro um jogo e o manual é todo em inglês, quando consumo diversos tipos de coisas como: alimentação, etc; quando assisto Televisão; quando visto uma roupa etc...
É um tipo de globalização que para se implementar naquele local, precisa se adaptar aos aspectos econômicos, culturais, políticos etc, daquele determinado local.
Para facilitar o entendimento, a globalização pode ser dividida em quatro fases: 1ª fase (séculos XV – XVIII): Grandes Navegações e Descobertas Marítimas – Revolução Industrial. 2ª fase (séculos XVIII a XX): Revolução Industrial – 2ª Guerra Mundial: expansão do capitalismo.
Globalização seria os avanços tecnológicos, no transporte e na comunicação. Já a regionalização seria determinadas etnias e costumes, tradições, jeitos de comércio de determinada área. Um exemplo seria os blocos econômicos, como por exemplo o Mercosul, ele se torna globalizada e regionalizados entre si.
Globalização da produção é quando as empresas deixam de ser multinacionais e passam a ser transnacionais o que permite a distribuição das fases de produção de um determinado produto, por diversos países do mundo. Exemplo: um celular, que pode ser de origem Coreana, mas com peças da Noruega, EUA e a montagem na China.
O processo de globalização tem afetado os meios de produção ao espalhar por diversos países o sistema de produção de uma empresa, com a administração em um país e as fábricas em outro, ou até mesmo outros, e isto ocorre pela necessidade de se manter competitivo no mercado internacional, de modo que as fábricas são " ...
Os serviços tecnológicos são essenciais ao desenvolvimento dos países, nas suas dimensões econômica, social e ambiental. O seu provimento se dá, de modo articulado, entre agentes nacionais e seus congêneres internacionais, configurando um sistema global.
Os movimentos antiglobalização são heterogêneos, tendo focos de atuação diferentes. São considerados movimentos de cidadãos que lutam pela justiça e por uma política econômica e social mais igualitária, que possa reduzir as discrepâncias entre os povos do planeta.