EQST

O Que O Amor Eros No Mito Apresentado No Banquete De Plato Por Scrates Representa?

O que é o amor eros no mito apresentado no Banquete de Platão por Sócrates representa?

Eros é um ser duplo, herdado da diferença de seus pais, o que o coloca numa posição intermediária. O Eros de Platão revelado por Sócrates no Banquete é o próprio filósofo: está na posição intermediária, entre o saber e a ignorância, é aquele que aspira algo. O Eros em Platão é a aspiração do ser humano ao bem.

Quem é o autor da obra O Banquete?

Platão

Qual a relação entre Platão Sócrates e Aristóteles?

Verificado por especialistas. Sócrates, Platão e Aristóteles tem em comum o uso de premissas para construção de suas lógicas filosóficas. Para isso, faz-se o uso da razão para defender as teses e argumentos apresentados, o que contribui com a propagação da filosofia.

Que tema é central no pensamento platônico em O Banquete?

O Banquete é, juntamente com o Fedro, um dos dois diálogos de Platão em que o tema principal é o amor.

Qual a visão de Nietzsche sobre o amor?

“O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são.” “Os que mais amaram ao homem lhe fizeram sempre o máximo dano. Exigiram dele o impossível, como todos os amantes.” “Acabamos por amar nosso próprio desejo, em lugar do objeto desejado.”

O que é o amor de Platão?

É comum dizer que o “amor platônico” refere-se a uma relação na qual aquele que ama idealiza o outro: a pessoa amada é ideal e, portanto, inatingível. Tamanha é a distância entre o sujeito e o objeto de seu “amor”, que o outro nem fica sabendo que é amado.

O que é um amor platônico?

Normalmente, damos o nome de amor platônico a um sentimento que existe apenas dentro de um indivíduo, mas que não tem a menor pretensão de tornar-se realidade. Este conceito tem origem em uma das mais famosas obras do filósofo Platão, O Banquete, através da qual ele expõe a sua doutrina sobre o amor.

Quais as características do amor segundo Platão?

Segundo Platão o amor não se concebe em coisas carnais por assim dizer mas sim em virtudes, para ele é algo desprovido de paixões, essencialmente cegas, materiais e efêmeras, porém na concepção vulgar o amor platônico é aquele é que existe uma ligação amorosa entre duas pessoas sem nenhum interesse sexual.

Quais as características do verdadeiro amor?

A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc.

Quais são as características do homem platônico?

De uma maneira geral, os elementos centrais do pensamento platônico são: A doutrina das ideias, onde os objetos do conhecimento se distinguem das coisas naturais; A superioridade da sabedoria sobre o saber, uma espécie de objetivo político para a filosofia; A Dialética, enquanto procedimento científico.

O que é uma pessoa platônica?

Significado de Platônico O que é puramente ideal, que não se pauta em interesse físico, carnal: amor platônico. substantivo masculino Alguém que segue o platonismo. Característica daquele que não se envereda por prazeres de ordem material.

Como saber se alguém tem um amor platônico por você?

Como saber que ele não te ama | Amor platônico ou amor real?

  1. Linguagem corporal. A linguagem corporal é o primeiro sinal que você deve prestar atenção se quer descobrir se ele não te ama. ...
  2. Conversa que não flui. ...
  3. Falta de tempo. ...
  4. É sempre você ...
  5. Sozinhos? ...
  6. Ele não te elogia nunca. ...
  7. Memória ruim. ...
  8. Ele quer seus conselhos amorosos.

O que é uma amizade platônica?

Quando seu melhor amigo diz que você não é o melhor amigo dele, que ele tem um outro melhor amigo. ... Você se acha traído, desapontado, desprezado. Oferece o máximo de sua conversa e lealdade a alguém que escolheu um terceiro como confidente.