respeitar a intimidade e o espaço de cada um na relação familiar. pensar sempre antes de opinar ou comentar, para evitar falar algo do que você pode se arrepender. ter paciência. evitar agir de forma impulsiva.
Ainda que não seja por mal, os pais tóxicos, também conhecidos como pais narcisistas, são aqueles que, em nome do cuidado, estão sempre colocando os filhos para baixo, invadindo sua privacidade, protegendo exageradamente, fazendo chantagem emocional e controlando cada passo.
Um pai tóxico apresenta um comportamento narcisista que lhe permite viver através da vida de seus filhos ou oferece uma criação marcada pela competição, que prejudica os filhos e acentua a si mesmo. São pais que exigem que os filhos orientem suas vidas em torno da satisfação de suas necessidades e desejos.
As mães tóxicas são aquelas que possuem uma visão negativa do mundo. Geralmente são destrutivas, muito controladoras ou superprotetoras e não contribuem para o crescimento pessoal dos seus filhos.
Um comportamento controlador, segundo o estudo, inclui não permitir que a criança tome decisões, não deixar que ela tenha opinião própria, invadir a privacidade dela de alguma maneira ou mesmo estimular a dependência dos pais.
5 sinais de que vocês são pais controladores
Não peça favores aos pais. Pedir algo a eles faz com que eles tenham a vantagem sobre você; caso seja uma necessidade, será preciso fazer algo de volta. Apesar de não ser algo ruim, é uma posição que dá o poder de decisão ao pai controlador.
Estabelecendo limites entre os seus pais e a sua vida. Pense bem sobre a possibilidade de cortar completamente o contato. Pode ser muito difícil “se divorciar” de uma mãe ou um pai tóxico mas, em alguns casos, cortar o contato de vez é essencial para a sua felicidade e saúde mental.
Como impor limites a pais tóxicos Expor e validar as próprias necessidades e ideias, diferenciando-as das de seus pais. Mostrar-se afetuoso e sensível frente as necessidades de seus pais, respeitando nossos limites (não é fácil, pois o tratamento recebido gera, em algumas ocasiões, muita raiva contida).
Converse com eles.
Saiba que essa sensação é bastante comum e está principalmente ligada à criação que foi dada à criança, desde muito pequena, conforme explica a psicóloga Kareen Bahr. chegasse em casa cansado, ficasse feliz e se sentisse bem. Hoje, isso evoluiu bastante, porém algumas atitudes, em algumas famílias, ainda são repetidas.
Mas só porque não há uma medida universalmente certa. Os pais medianamente chatos sabem que os filhos estão a crescer e que isso implica que às vezes tenham de dizer “Larga-me da mão. ... Sabem que não são os melhores amigos dos filhos mas não sofrem por isso. O seu papel é outro – o de cuidadores.
Defenda-se e peça para o seu pai parar.
7 dicas para superar os seus medos
Os medos começam a ficar mais concretos, como de se machucar, de trovão, ladrão, medo de cachorro e de se perder dos pais.
Como ser objetivo ao falar? Entenda!