O oxigénio, inspirado ao nível dos pulmões, difunde-se para o interior dos capilares pulmonares, para o sangue, onde irá ser transportado até às células, sob duas formas: dissolvido no plasma ou ligado à hemoglobina, no interior dos glóbulos vermelhos.
o oxigênio vai para os pulmões , daí vai pro sangue , onde são levados até as células musculares pelas Hemácias (glóbulos vermelhos) , os alimentos passam por todo o tubo digestório e é absorvido no intestino delgado e parte (bem pouco) no grosso.
No caso da glicose, as células possuem proteínas específicas incorporadas na membrana celular que transportam glicose através da membrana celular. Para moléculas maiores, uma célula precisará usar endocitose para levá-las para dentro da célula.
Através da respiração o ar contendo oxigênio será levado para os pulmões, nos alvéolos pulmonares ocorrerá a hematose (troca de gases). Ocorre a difusão (passagem) do oxigênio que estavam nos alvéolos para a corrente sanguínea, onde através das hemácias serão transportados para todo o corpo.
Através da respiração o ar chega ao pulmão e de lá o oxigênio é absorvido pela corrente sanguínea. Da corrente sanguínea ele é levado para todos os órgãos e células, inclusive os músculos. Nas células, o oxigênio é utilizado para “queimar” os nutrientes e produzir a energia que necessitamos.
O coração, os vasos sanguíneos e o sangue formam o sistema cardiovascular ou circulatório. A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos.
O sistema digestório atua no processamento do alimento, garantindo a absorção dos nutrientes importantes para o corpo. O sistema digestório é formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
b) Por que a digestão e a respiração são necessárias para que as células obtenham energia? R: A digestão fornece ao sangue os nutrientes. A respiração fornece ao sangue oxigênio. Cada célula, para obter energia, depende tanto da digestão como da respiração.
A principal relação é que os alimentos são a fonte de glicose e outros nutrientes para os animais e a respiração é o processo de realização de trocas gasosas para a obtenção de O2 e eliminação de CO2 (o primeiro é necessário para a respiração celular, que converte glicose até CO2 e H2O com produção de energia (ATPs) e ...
O sistema circulatório e o sistema respiratório estão intimamente ligados, uma vez que é o sangue que transporta o oxigénio a todas as partes do corpo humano onde ele é necessário. O sistema circulatório é constituído por um órgão impulsionador - coração - e por vasos sanguíneos que transportam o sangue.
Resposta. O sistema respiratório absorve o oxigênio que é necessário para o metabolismo intracelular em todos os órgãos. O sistema digestivo retira dos alimentos as proteínas, carboídratos, fibras quebrando estas substâncias em moléculas menores para que possam ser absorvidas pelas celúlas.
O sistema circulatório e o sistema respiratório estão intimamente ligados, uma vez que é o sangue que transporta o oxigénio a todas as partes do corpo humano onde ele é necessário. O sistema circulatório é constituído por um órgão impulsionador - coração - e por vasos sanguíneos que transportam o sangue.
No sistema digestivo (ou digestório) é onde obtemos nutrientes provenientes de alimentos que ingerimos. Na respiração captamos oxigênio. Os nutrientes e o oxigênio é transportado para todo o corpo, pois são elementos essenciais para a producão de energia nas células.
O modelo dos Sistemas digestório e respiratório é um material pedagógico composto por um boneco de papelão com tubos que representam os canais de condução de ar e alimento.