O que é Equipamento de Proteção Individual (EPI)? “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e saúde no trabalho.” O EPI é responsável pela proteção individual do trabalhador e é obrigatório.
O EPI é importante para proteger os profissionais individualmente, reduzindo qualquer tipo de ameaça ou risco para o trabalhador. ... É obrigação dos supervisores e da empresa garantir que os profissionais façam o uso adequado dos equipamentos de proteção individual.
O uso de EPI e EPC é imprescindível nas empresas, uma vez que evitam acidentes de trabalho. A norma regulamentadora NR 6 é a que dá as diretrizes para o uso desses equipamentos, sendo importante que empregadores e empregados tenham consciência de suas obrigações.
Se for o caso de um EPI descartável, basta descarta-lo no local correto, porém, se for permanente, é preciso lavá-lo com sabão neutro e água corrente e deixá-lo secar até o próximo dia.
Higienização comum do EPI Exceto nos casos de materiais descartáveis ou aqueles que não são laváveis, a maioria pode ser higienizada com um simples processo de lavagem em água corrente e secagem com pano úmido.
Lave com sabão neutro: Cuidado ao escolher o sabão! Prefira sabão neutro ou o de coco para garantir a limpeza e a durabilidade da sua vestimenta. Na hora da lavagem evite esfregar seu EPI contra o tanque ou outra superfície, dessa forma você corre o risco de estragar ou desgastar parte do tecido.
Antes de guardá-las, não se esqueça de higienizar as luvas. Uma recomendação é lavá-las a seco e não usar alvejantes. O enxágue deve ser feito com água morna e detergente neutro. O armazenamento das luvas deve ser feito apenas depois que elas tiverem secadas.
As Luvas Cirúrgicas são esterilizadas através do método de radiação gama, são embaladas individualmente em papel cirúrgico, oferecendo adequada barreira microbiana, mantendo-as estéreis.
As luvas de látex são uma ótima opção para a limpeza doméstica, tal qual as luvas de nitrilo (confortáveis, duráveis e flexíveis que resistem à perfurações) e as luvas de vinil (indicadas para a limpeza em superfícies gordurosas).
Luva Descartável de Vinil: as luvas de vinil são outra boa opção para lavar a louça. Produzidas em resina vinílica, que é um material sintético, também é uma excelente alternativa para os alérgicos ao látex.
Luva descartável de vinil, plástica ou látex: utilizadas na manipulação de alimentos; Luva de malha de aço: recomendada para evitar cortes em manuseio de carnes; Luva de borracha: recomendada para atividades de manejo com lixo; Luva térmica: recomendada para evitar queimaduras ao tocar superfícies quentes.
Vai na máquina de lavar louças ou na água fervendo - O silicone de grau alimentício é o melhor material para uma esponja, já que a água não é diretamente absorvida, o que significa se mantém inodora e sem mofo.
A borracha nitrílica garante alta resistência química a óleo, combustível, tintas e solventes orgânicos. Luvas nitrílicas são mais resistentes, duráveis e até três vezes mais resistentes à punção. As luvas nitrílicas resistem melhor que o látex à avaria do contato com alimentos gordurosos.
Luva de Nitrila (Nitrilica) Eles não contêm proteínas do látex e oferecem uma excelente resistência ao desgaste e aos produtos corrosivos. Esses produtos de segurança são muitas vezes considerados como um dos tipos mais fortes de luvas descartáveis, sendo seguros para as pessoas alérgicas ao látex.
A principal Diferença entre Luva Vinil e Nitrilica: As luvas de nitrilo também podem ser consideradas como borracha butílica, não resistente a hidrocarbonetos aromáticos e hidrocarbonetos halogenados. As luvas de PVC são fabricadas com PVC e uma pequena quantidade de plastificante usando um processo de filme soprado.
Entre as suas principais vantagens está a qualidade que não interfere na sensibilidade do usuário. Outra opção interessante é a luva nitrílica, feita a partir de uma borracha sintética que, consequentemente, evita o uso do látex.
Ideal para atividades que requerem proteção sem perder o tato e a sensibilidade das mãos. A luva de vinil é hipoalergênica, isenta de látex, e é indicada para atender a RDC26 em substituição as luvas de borracha natural.
Dessa forma, ao atingir 2/3 de sua capacidade ou pelo menos 1 vez a cada 48 horas, os recipientes devem ser devidamente substituídos. Além disso,o símbolo da substância perigosa deverá ser colocado pelo lado de fora dos sacos, a fim de identificar claramente o perigo ali iminente.
Luvas de látex São essas luvas que costumamos ver sendo utilizadas para limpeza e que costumam ser confeccionadas em um tom de amarelo. Essas luvas possuem boa adaptação às mãos e são fáceis de colocar, apesar de trazerem a desvantagem de provocar alergia em algumas pessoas.
Nesta situação a água produzida pelo nosso suor interno ou a água que fica retida nas nossas luvas devido à sua absorção externa, acaba por "roubar" electrões ao látex e como resultado final iremos começar a ver essa cor amarela a sair à luz do dia nas nossas luvas.
Capacete de segurança: 1 ano; Máscara de Solda: 1 ano; Respirador de fuga com filtro: 1 ano; Cinto de segurança: Indeterminado.