Operações Algébricas A soma ou a subtração algébrica é feita somando-se ou subtraindo-se os coeficientes dos termos semelhantes e repetindo a parte literal. É importante observar que o sinal de menos na frente dos parênteses inverte todos os sinais de dentro dos parênteses.
Se os denominadores da fração são iguais, somamos ou diminuímos os numeradores e conservamos os denominadores. Caso os denominadores sejam diferentes, devemos tirar o mmc entre eles e realizar a proporcionalidade entre as frações.
Para isso, basta transformar cada número decimal em uma fração. Confira o exemplo abaixo: 2,57 + 1,63 = → Represente os números decimais na forma de fração; = 257 + 163 = → Como o denominador em ambas as frações é 100, podemos somá-los.
A soma algébrica é o tipo de operação onde duas ou mais parcelas são somadas, unindo-se em um só valor maior. Esta questão está relacionada com equações algébricas. As equações algébricas são as expressões que possuem uma incógnita em forma de letra.
A divisão de monômios deve ser feita de maneira parecida com a multiplicação. Divida os coeficientes (ou os escreva como uma fração) e subtraia os expoentes das incógnitas que se repetem em ambos os fatores divisivos. Por exemplo, a divisão 4xy6k3b:2xy3k6 será escrita em forma de fração para facilitar a visualização.
Para solucionar uma fração com polinômio devemos simplificá-la, para isso utilizamos a fatoração. Polinômio é um assunto de fácil entendimento, para tratarmos dele devemos inicialmente relembrar a estrutura de uma fração e o que é polinômio.
O MMC de termos com letras será a multiplicação de todos esses termos. No caso desses termos nos denominadores, tente proceder como se fossem frações com números (siga exatamente os mesmos passos, depois de calcular o MMC).
Para você realizar mmc com letras, basta você pegar os dois ou mais polinômios, observar todos os fatores que estão compondo esses polinômios e em cmada um deles separadamente pegar o menor valor que seja múltiplo deste.
Para adicionar ou subtrair frações numéricas com denominadores diferentes, encontre o m.m.c. dos denominadores, divida-o pelo denominador das frações iniciais e multiplique o quociente pelo numerador das mesmas. Depois é só somar os numeradores obtidos.
O processo é semelhante quando você precisa encontrar o máximo divisor comum de dois ou mais monômios. Basta escrever a fatoração completa de cada monômio e encontrar os divisores comuns. O produto de todos os divisores comuns será o MDC.
Matemática. Sistemas lineares consistem em um conjunto de equações que possuem correlação entre as incógnitas. Sendo assim, o conjunto solução de um sistema linear é composto pelo valor das incógnitas que satisfazem todas as equações desse sistema.