Extração de requisitos é o processo de transformação das idéias que estão na mente dos usuários (a entrada) em um documento formal (saída). Podese entender também como o processo de extrair os serviços que o cliente requer do sistema e as restrições sob as quais o sistema deve operar e ser desenvolvido.
Sommerville (2003) propõe um processo genérico de levantamento e análise que contém as seguintes atividades:
Vamos lá!
A verificação tem como propósito averiguar se o software está de acordo com as especificações preestabelecidas, e a validação é o processo de confirmação de que o sistema está apropriado e consistente com os requisitos.
O que é validação de software? A validação de software é um processo que comprova documentalmente que o sistema cumpre com as funções das quais foi designado, em conformidade com as especificações dos requisitos do usuário e com a garantia de segurança e rastreabilidade de informações.
Inspeção de software é um tipo particular de revisão que pode ser aplicado a todos os artefatos de software e possui um processo de detecção de defeitos rigoroso e bem definido. A Figura 1 ilustra a possibilidade de se realizar inspeções nos diferentes artefatos de software.