Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões, rins e pele. Não confundir com secreção, quando a substância eliminada pela célula pode ter um fim específico.
Excretas é a designação biológica empregada aos resíduos nitrogenados produzidos pelo metabolismo, devendo ser eliminados a fim de permitir um estado de equilíbrio interno (homeostase) do organismo, sendo os tipos de excretas nos diferentes grupos de animais: a amônia, a uréia ou o ácido úrico.
O ser humano apresenta como excreta principal a uréia, excretando amônia e ácido úrico em menor quantidade. A uréia é formada no fígado e lançada no sangue. O sistema excretor realiza a filtração do sangue e elimina a uréia através da urina. É importante ressaltar a diferença entre evacuação e excreção.
Os animais uricotélicos são aqueles que eliminam ácido úrico na urina. São eles os insetos, as aves e alguns tipos de répteis. Já os animais ureotélicos, como os mamíferos, moluscos, anfíbios adultos e os peixes cartilaginosos, eliminam a ureia em suas excretas.
Resumo sobre mamíferos A presença de pelos, glândulas mamárias, diafragma e dentes diferenciados são características exclusivas dos mamíferos. Os mamíferos são animais endotérmicos. Os mamíferos possuem sistema digestório completo.
Répteis: coração apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos), no entanto, em algumas espécies, o ventrículo é parcialmente dividido; Aves: coração apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos); Mamíferos: coração apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos).
O coração das aves apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos) que se encontram completamente separadas; e suas hemácias são nucleadas (apresentam núcleo) e ovais, diferentemente dos mamíferos.
As aves e os mamíferos possuem um coração bastante semelhante. Nesses grupos, é possível observar a presença de um coração com quatro cavidades. Do lado esquerdo, há sangue rico em oxigênio e, do lado direito, há sangue rico em gás carbônico. Nesses grupos, a circulação também é dupla.
Assim como o coração das aves, o coração dos mamíferos apresenta quatro cavidades. A circulação dos mamíferos é fechada, dupla e completa, sem que haja mistura de sangue venoso com arterial. A eficiência na circulação do sangue favorece a homeotermia corporal.
A circulação nos mamíferos é fechada porque não existem lacunas, é dupla porque passa duas vezes pelo coração em cada ciclo e completa porque o sangue venoso não se mistura com o sangue arterial.
O leite é o principal alimento dos mamíferos recém-nascidos. O leite é produzido pelas células secretoras das glândulas mamárias das fêmeas de onde o bebê recebe alimento sugando um mamilo (dos seios nos humanos; das úberes nos animais). O primeiro fluido produzido imediatamente após o nascimento é chamado de colostro.
Conforme o tipo de alimentação os mamíferos são classificados em: Carnívoros: Possuem dentes caninos bem desenvolvidos e sua dieta se baseia no consumo de proteína e lipídios. ... Alimentam-se de vegetais e apresentam adaptações para a digestão de celulose. Exemplos: hipopótamo, girafa, boi, canguru e zebra.
Resposta. É o leite, onde estão contidos os nutrientes vitais para o bebê no início de sua vida.
Mamíferos são classificados em três grupos: monotremados, marsupiais e eutérios. Ornitorrincos e equidna são exemplos de monotremados.
Os mamíferos são animais que, entre outras características, destacam-se pela presença de pelos em seu corpo e pela capacidade de produzir leite para alimentar seus filhotes. Os mamíferos são animais vertebrados que se destacam pela presença de pelos e glândulas mamárias.
Eles se diferenciam dos outros grupos animais por vários motivos, mas um dos principais é a maneira especial de alimentar seus filhotes: com leite produzido pelas mães. ... A frequência com que os filhotes mamam e o tempo pelo qual são amamentados também variam de acordo com a espécie.