EQST

Para Que Serve Uma Estaca?

Para que serve uma estaca?

[download da ficha] Estacas são elementos esbeltos (onde o seu comprimento é muito superior a sua largura), que tem a função de transmitir as cargas da estrutura para o solo. São usadas quando se necessita atingir camadas resistentes mais profundas.

Qual a profundidade das estacas?

O diâmetro da estaca varia de 20 a 50cm e a profundidade pode passar de 10 metros. Por este motivo as estacas são chamadas de fundação profunda. A profundidade deve ser maior que pelo menos duas vezes o diâmetro da estaca.

Quando se deve optar por estacas ou tubulões?

A estaca escavada é qualquer tipo de estaca perfurada mecanicamente e moldada in loco após a escavação do solo. Tubulões são elementos estruturais de fundação que apresentam seção circular e que, geralmente, têm base alargada.

Quando usar fundações rasas?

As fundações rasas são aquelas que distribuem as cargas provenientes da edificação diretamente no solo predominantemente pela base da fundação. Esses tipos de fundações só devem ser utilizadas em solos com boa resistência em uma profundidade inferior à 3 metros.

Qual a diferença de fundação direta e indireta?

Na fundação direta a carga é transmitida ao terreno, predominante pelas tensões distribuídas sob a base do elemento estrutural de fundação e a profundidade de assentamento é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação (é o caso das sapatas, blocos, radier, baldrames, etc), enquanto na fundação indireta a carga ...

O que é a Nega?

Nega é o deslocamento deslocamento permanente permanente da estaca para 10 golpes do martelo com a mesma altura de queda.

O que é nega na construção civil?

Denomina-se nega ao valor do deslocamento permanente médio obtido nos 10 últimos golpes do processo de cravação. Outra maneira de se obter a nega é através da técnica da colagem de uma folha de papel na estaca, sobre a qual um lápis é movimentado horizontalmente, durante o golpe do martelo (Figura 1).

O que é repique e nega?

A nega é o comprimento médio, pré-fixado em projeto, obtido dos 10 últimos golpes do pilão durante o processo de cravação de uma estaca. O repique é a parcela elástica do deslocamento máximo de uma seção da estaca, decorrente da aplicação de um golpe de pilão.

Quais são os tipos de fundações indiretas?

As fundações profundas ou fundações indiretas são aquelas executadas nas camadas mais profundas do solo e, em sua grande maioria, são realizadas com o auxílio de um equipamento de escavação ou cravação. São exemplos de tipos de fundações profundas as estacas, tubulões (a céu aberto ou a ar comprimido) e os caixões.

Quais são os tipos de fundações?

As fundações são classificadas em fundações diretas /rasas e indiretas/profundas. Como já vimos, a escolha do tipo de fundação a ser empregado em um edifício será em função da intensidade da carga e da profundidade da camada resistente do solo.

O que é uma fundação?

Uma Fundação é, em síntese, um patrimônio destinado a um fim de interesse público ou social que adquire personalidade jurídica, na forma da lei civil. É, segundo o Código Civil, uma pessoa jurídica, assim como as sociedades civis e associações.

Para que serve uma fundação?

A fundação (ou alicerce) serve basicamente para apoiar a casa no terreno. Os elementos que compõem a fundação de obra são responsáveis por receber as cargas da edificação — como o peso do prédio e as condições climáticas que incidem nele — e repassá-las ao solo com segurança.

Qual é o objetivo de uma fundação?

Pode-se definir uma fundação como: “pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que se forma a partir da existência de um patrimônio extraído de seu instituidor e/ou instituidores, através de escritura pública ou testamento, para servir a um objetivo especifico de interesse público”.

Quais os fins de uma fundação?

Com a nova redação dada pela Lei nº passa a dispor o parágrafo único do artigo 62 do Código Civil que “a fundação somente poderá constituir-se para fins de: I – assistência social; II – cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; III – educação; IV – saúde; V – segurança alimentar e ...