A fisiologia animal estuda o funcionamento dos animais, permitindo o entendimento dos mecanismos pelos quais os animais se mantém vivos, como os órgãos e sistemas desempenham suas funções, como ocorre a integração dos vários órgãos e sistemas, como as funções fisiológicas mudaram ao longo da história evolutiva dos ...
adjetivo Relativo à fisiologia, às funções orgânicas de um organismo ou aos processos quem mantêm uma pessoa viva: distúrbios fisiológicos. ... Etimologia (origem da palavra fisiológico).
A Fisiologia do Exercício é o estudo da adaptação aguda e crônica da ampla gama de condições aperfeiçoadas pelo exercício físico. É uma área do conhecimento científico que estuda como o organismo se adapta fisiologicamente ao estresse agudo do exercício físico e ao estresse crônico do treinamento físico.
Essa disciplina tem por objetivo estudar os efeitos agudos e crônicos do exercício físico sobre as funções fisiológicas. Inicialmente, será abordada a função muscular durante a execução de exercícios físicos e as adaptações musculares a diferentes tipos de treinamento físico.
Resposta cardiovascular ao exercício Para suprir as demandas aumentadas do corpo o sistema cardiovascular sofrerá uma séria de alterações que envolvem, via de regra, o aumento de: frequência cardíaca; volume de ejeção; débito cardíaco; fluxo sanguíneo; pressão arterial e o sangue.
RESPOSTAS ADAPTATIVAS AO EXERCÍCIO FÍSICO Exemplos: aumento da frequência cardíaca e da pressão; aumento da temperatura corporal; aumento da frequência respiratória. ADAPTAÇÕES CRÔNICAS: são aquelas que ocorrem após a sistemática realização de atividade física.
As respostas agudas imediatas são as que ocorrem nos períodos pré-imediato e pós-imediato rápido, até alguns minutos após o término do exercício (3), como as elevações na freqüência cardíaca, na pressão arterial e na temperatura corporal.
Após praticar exercícios físicas, uma séria de hormônios são produzidos como: testosterona, adrenalina, cortisol e endorfinas. Esses hormônios são capazes de proporcionar diversas mudanças como o relaxamento, e que podem durar horas, de acordo com a intensidade da atividade praticada.
Correr durante 25 minutos todos os dias é uma estratégia altamente eficaz para queimar gordura abdominal. Assim como adotar uma alimentação de restrição calórica, pobre em gorduras e açúcares para que o corpo gaste a gordura acumulada em excesso.
Independente da aptidão física do corredor, variar na intensidade pode acelerar a queima de gordura. Por exemplo, para cada 3 minutos de caminhada, 1 minuto de corrida. Ou para 4 minutos de caminhada, 2 minutos de corrida. Aproximadamente 300 calorias podem ser queimadas em 30 minutos de atividades aeróbicas.