A tecnologia mecânica é uma área da engenharia mecânica que engloba muito conhecimento científico/técnico aplicado, nomeadamente, o estudo do comportamento mecânico dos materiais bem como a tecnologia de fabrico por maquinagem.
O tecnólogo com essa formação está apto a projetar, instalar e gerenciar a operação e a manutenção de máquinas operatrizes convencionais ou automáticas que integram linhas de produção. Desenvolve produtos, processos de fabricação mecânica e pode gerenciar projetos.
A ciência e tecnologia dos materiais deriva da metalurgia. Esta ciência começou por apenas dar importância aos metais ao ponto de construir uma disciplina autónoma. ... Esta designação abrange não só uma variedade de materiais compósitos à base de polímeros, cerâmicos e metais como também novos materiais semicondutores.
O Sistema de Especificação de Materiais tem como objetivo principal apresentar à comunidade interna detalhes de determinados materiais e equipamentos adquiridos pela instituição. Estas especificações são atualizadas periodicamente conforme necessário.
É através dela que serão definidos alguns parâmetros necessários para que Compras execute suas tarefas da melhor maneira possível. poucas ou muitas.” de desempenho é quando a empresa especifica o material de forma correta, repassando ao fornecedor de forma clara e direta.
A finalidade da codificação é facilitar a identificação dos itens armazenados, por isso, estabelece um padrão de reconhecimento, adotando um determinado sistema. ... Essa padronização segue, em regra, o SFC (Sistema Federal de Classificação de Suprimentos).
Materiais improdutivos: materiais não incorporados ao produto no processo produtivo da empresa. Materiais de consumo geral: materiais de consumo, aplicados em diversos setores da empresa.
Aparentemente, materiais produtivos são aqueles que entram no processo fabricação ou de comercialização. Improdutivos são os materiais utilizados pela empresa, mas que não entram na comercialização do produtos vendidos.
b) Materiais não de Estoque – são materiais de de- manda imprevisível, para os quais não há definição de parâmetros para ressuprimento automático. a) Por Problemas de Obtenção – Material Importado; Existência de um único fornecedor; Escassez no Mercado; Material Estratégico; Difícil Fabricação ou Obtenção.
Como fazer a curva ABC de clientes
Após listar os itens a serem analisados na curva ABC de vendas (clientes ou produtos) e o respectivo faturamento que cada um representou no período analisado, é hora de calcular esse valor em porcentagem. Ou seja, descubra o faturamento de cada item, divida pelo faturamento total e depois multiplique por 100.
Interesses e objetivos Também é possível classificar os clientes a partir de interesses e objetivos que eles têm em comum. Essa forma de segmentação consiste em agrupar os clientes de acordo com ambições e preferências semelhantes.