Resposta: Um instrumento de gestão de tecnologia é o Planejamento Estratégico Tecnológico (PET). Este planejamento objetiva levantar as características tecnológicas da empresa e identificar um caminho para o desenvolvimento desta, ou seja, a estratégia tecnológica a seguir.
Estratégia empresarial é as definição de que ações devem ser tomadas hoje (curto prazo) para acionar planos de ação (médio prazo) – com base no estudo do passado, da situação presente e de perspectivas do que está por vir – para que se alcançar os resultados desejados no futuro (longo prazo).
A Tecnologia da Informação nas empresas pode garantir a gestão efetiva dos Projetos que conduzirão a empresa ao cenário proposto pela estratégia. Também, é com a TI que traçamos as metas e coletamos os resultados capazes de indicar se o caminho proposto está realmente sendo trilhado.
Os três componentes básicos da estratégia empresarial são: 1. Ambiente: isto é, as oportunidades visualizadas no ambiente de tarefa, e mais especificamente no mercado, bem como as restrições, limitações, contingências, coações e ameaças nele existente.
Estratégia pode ser definida como a utilização dos recursos disponíveis para atingir determinado objetivo em um prazo estipulado.
Estratégia de diferenciação, Estratégia de foco, Estratégia de custo. Estratégia de custo, Estratégia de foco, Estratégia de diferenciação. Estratégia de custo, Estratégia de diferenciação, Estratégia de foco.
Estratégias de estabilidade: quando há operações em diversos setores, a empresa pode querer concentrar suas operações, seus esforços administrativos, nas empresas existentes, sem aumentar suas unidades.
Para definir uma estratégia precisamos: definir onde queremos chegar, caracterizar uma ou mais metas, determinar o prazo e datas de etapas, verificar aspectos iniciais e recursos disponíveis, portanto a alternativa incorreta é: d. Não definir forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, as quais a empresa está inserida.
7 passos para definir uma estratégia de comunicação de sucesso