Manter atualizado o inventário do instrumental cirúrgico dos artigos e dos equipamentos do CME; ... Receber e limpar os artigos; • Receber e preparar roupas limpas; • Preparar e esterilizar os artigos e instrumentais cirúrgicos; • Guardar e distribuir todos os artigos esterilizados.
Manter um centro de materiais no hospital significa ter um local específico para o preparo de materiais para esterilização e a higienização dos equipamentos e suprimentos médicos. Trata-se de uma assistência indireta essencial para que os pacientes estejam seguros e recebam um atendimento adequado.
Principais Atividades do setor CME
A Central de Material Esterilizado acompanhou o desenvolvimento das instituições hospitalares e estabelecimentos de saúde no Brasil. As atividades básicas como limpeza, preparo e acondicionamento dos instrumentais cirúrgicos eram realizadas na própria unidade de internação pela equipe de enfermagem.
A atuação da enfermagem na CME (Central de Material e Esterilização) é de suma importância aos ambientes clínicos. ... O enfermeiro também deve se atualizar constantemente sobre as novas formas de contaminação microbiológica, provenientes de fluidos corporais e agentes químicos que possam adentrar no ambiente hospitalar.
Percebe-se a importância do CME no controle das infecções hospitalares, tendo em vista que a infecção de sítio cirúrgico é uma das principais complicações causadas em pacientes que necessitam de procedimentos cirúrgicos, representando um desafio para os hospitais no controle e na prevenção.
Sala de utilidades ou expurgo - ambiente destinado à limpeza, desinfecção e guarda dos materiais e roupas utilizados na assistência ao paciente e guarda temporária de resíduos.
a) Expurgo - É o setor para onde se destina todo o material usado ou não das demais unidades hospitalares para que se faça ou complete sua limpeza. Na assepsia prévia, por exemplo, é utilizado com grande vantagem o aparelho lavador e atualmente, o aparelho ultra-som para lavagem do material.
Posto de enfermagem – elemento destinado à enfermagem para a execução de atividades técnicas específicas e administrativas.
UNIDADE DE ENFERMAGEM OU UNIDADE DE INTERNAÇÃO CONCEITO: Conjunto de elementos destinados à acomodação de pacientes internados e que englobam facilidades adequadas à prestação de cuidados necessários a um bom atendimento.
É o conjunto de elementos destinados a acomodações do paciente internado e que englobam facilidades adequadas a prestação de cuidados necessários a um bom atendimento.
Basicamente, a unidade é composta por: cama, colchão, mesa de cabeceira equipada com material de uso pessoal, cadeira, escada e campainha (Kawamoto ; Fortes , 1986, Sorrii; Nunes, 1988 , Souza , 1976, Torres ; Lisboa , 1999).
os pertences do paciente; uma cadeira; campainha; mesa de refeição; escadinha, saída de oxigênio (verde), saída de ar comprimido (cinza) e Vácuo (amarelo). A disposição dos móveis deverá ser de maneira que permita boa circulação ao redor.
a) Finalidades: proporcionar conforto, segurança e bem-estar ao paciente; prevenir infecção; manter a organização, aspecto agradável da unidade e higiene do paciente.
Limpeza diária ou concorrente → Limpeza de piso, remoção de poeira do mobiliário e peitoril, limpeza completa do sanitário; → Limpeza de todo o mobiliário da unidade (bancadas, mesa, cadeira), realizada pela equipe da unidade (ou pela equipe da higienização, quando devidamente orientada).
Os Leitos de Internação Hospitalar são classificados nos seguintes tipos: 2.
Componentes Diferem de hospital para hospital, mas de uma maneira geral e composto por: Posto de Enfermagem, sala de serviços, sala de enfermagem, sala de utilidade, copa, enfermarias ou quartos, rouparia, banheiro de paciente ( com chuveiro, 1 sanitário) e banheiro de funcionários (POTTER, 1998).
Esse conjunto é composto por: cama hospitalar com colchão, mesa de refeição, mesa de cabeceira, suporte de soro escadinha, cadeira, ponto de oxigênio, ar comprimido, campainha, ponto de vácuo e luz de cabeceira.
As unidades de internação clínicas e cirúrgicas prezam pela assistência humanizada, com apoio de uma equipe interdisciplinar do começo ao fim do processo. As unidades contam com toda a infraestrutura física, equipamentos técnicos e recursos humanos necessários para o reestabelecimento dos pacientes.
Primeiramente, todo o paciente que for fazer sua internação junto ao hospital deverá levar consigo um pedido do médico para sua internação (solicitação de internação do médico assistente) para, a partir daí, as pessoas que trabalham no setor o encaminharem à internação.
Consiste em um estabelecimento de saúde dotado de internação, meios diagnósticos e terapêuticos, com o objetivo de prestar assistência médica curativa e de reabilitação, podendo dispor de atividades de prevenção, assistência ambulatorial, atendimento de urgência/emergência e de ensino/pesquisa.