crossorigin="anonymous">
A estimulacão elétrica funcional (FES - Functional Electrical Stimulation), pode ser definida como uma técnica de estimulação elétrica dos neurônios motores com a finalide de produzir contração muscular.
A eletroterapia (estimulação elétrica transcutânea) é um recurso terapêutico amplamente utilizado pela fisioterapia através da aplicação de correntes elétricas de baixa intensidade por via trancutânea.
A TENS atua sobre os mecanoceptores periféricos, sendo o estímulo conduzido pelas fibras Aβ de diâmetro largo, até o conjunto de interneurônios que atua na inibição da retransmissão, na medula, dos estímulos dolorosos conduzidos pelas fibras Aδ e tipo C, ambas de diâmetros estreitos, fechando então a comporta da dor4.
O TENS é um pequeno dispositivo que controla a intensidade dos estímulos que serão aplicados sobre a pele. Durante o tratamento, geralmente o paciente precisa colar alguns eletrodos diretamente na área dolorida ou no nervo causador do problema.
A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é um recurso não-farmacológico já consagrado na modulação de dores agudas e crônicas. ... A TENS foi aplicada por 20 minutos por dois canais, sendo a modalidade convencional, no nível sensorial, na freqüência de 80 Hz e a modalidade acupuntura, no nível motor, a 4 Hz.
A aplicação das correntes polarizadas para tratamento de diversas patologias é utilizada desde a descoberta da eletricidade. Sabe-se que a polaridade fixa nas correntes pode trazer inúmeros benefícios como hidratação, aumento do aporte circulatório no polo negativo, bem como vasoconstrição e analgesia no polo positivo.