crossorigin="anonymous">
5. Estativa vertical (Buck vertical): É um acessório vertical para filmes de todos os tamanhos com bandeja e Buck, é considerada como uma verdadeira mesa, podendo executar uma variação de exames com excelente nitidez. Esta estativa tem como finalidade principal realizar exames com pacientes em pé.
O Bucky mural é um componente que segura o filme de raio-X e movimenta a grade durante a exposição aos raios. O movimento evita que as tiras de chumbo sejam vistas no exame de imagem. O nome desse componente é uma homenagem ao Dr. Gustave Bucky, que inventou o uso dessas grades no ano de 1913.
2) Sistema de colimação interna do feixe: Responsável pela adequação do tamanho do campo, redução do efeito penumbra e da radiação espalhada. 3) Feixe primário: Assim chamado por ser o feixe que sai da ampola e que irá interagir com o paciente.
Existem dois tipos de anodo: anodo fixo e anodo giratório. Os tubos de anodo fixo são usualmente utilizados em máquinas de baixa corrente, tais como: raios X dentário, raios X portátil, máquinas de radioterapia, raios X industrial, etc.
Resumindo, a vantagem do ânodo rotatório/giratório é que ele permite altas correntes (maior potência) e a área de impacto dos elétrons fica aumentada e permite um intervalo para resfriamento, comparado ao ânodo fixo.
O alvo de tungstênio no qual os elétrons irão chocar-se está em movimento (na verdade, é um disco em rotação) para que a área que está recebendo o choque com o feixe de elétrons seja constantemente mudada, o que distribui o efeito do bombardeio em torno da margem do alvo, possibilitando certo resfriamento.