crossorigin="anonymous">
A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. ... Dessa forma, possuir terras garantia fazer parte da aristocracia ateniense, isto é, os indivíduos que possuíam a propriedade da terra eram chamados de cidadãos atenienses.
As duas cidades possuíam uma divisão social. Em Esparta, a sociedade era dividida em: espartanos, os descendentes dos dórios (e únicos a possuírem direitos políticos), periecos (que se dedicavam às atividades ligadas ao comércio e artesanato) e os hilotas, que eram escravos de guerra.
Metecos (em grego: Μέτοικος) eram os estrangeiros residentes nas Pólis (sing. polis) gregas de Atenas. Existiam em várias cidades , exceto em Esparta, que não recebia estrangeiros. ... De fato, grande parcela da economia ateniense era realizada pelos metecos.
Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas. Não tinham direitos políticos e estavam proibidos de adquirir terras, mas podiam dedicar-se ao comércio e ao artesanato.
A população de Atenas encontrava-se dividida em três classes: os cidadãos, os estrangeiros residentes (ou metecos, do grego métoikoi) e os escravos. Atenas era muito acolhedora para os estrangeiros. Entretanto, os metecos tinham um lugar oficial em Atenas. ...
Atenas na Antiguidade era uma sociedade não militarista, em oposição a Esparta e se destacava das outras cidades gregas por ter adotado a democracia. Foi fundada no século VIII a.C. na região da Ática. Durante as Guerras Médicas Atenas comandou o exército Grego através da chamada Confederação de Delos.
Principais Características de Atenas Como não possuíam terras férteis para agricultura, os atenienses se dedicaram à pesca e ao comércio marítimo. ... Eles valorizavam grandemente a arte e a literatura, o que transformou Atenas no centro cultural da Grécia e berço da Filosofia Ocidental e da Democracia.
Esparta e Atenas foram cidades-estado da Grécia Antiga com profundas diferenças culturais, sociais e políticas. ... Depois, os genos passaram a se desenvolver e tornaram-se unidades políticas maiores até tornarem-se cidades-estado ou poleis (plural de polis). A sociedade grega compartilhava de hábitos e costumes comuns.
Os atenienses valorizavam principalmente o cuidado do cérebro, eles eram pensadores extremamente inteligentes, em vez de exercitar o físico exercitavam o psicológico e o mental, o ponto ruim dessa atividade é que mesmo a inteligência sendo ideal também é ideal exercício físico por isso eles não tinham os melhores ...