crossorigin="anonymous">
Episteme tem origem grega; quer dizer conhecimento. No decorrer da história, surgiram formas diferentes de explicação de como o conhecimento se dava ou construía no cotidiano humano.
Vem de Piaget a idéia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista. Educar, para Piaget, é "provocar a atividade" - isto é, estimular a procura do conhecimento. "O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar", diz Lino de Macedo.
A crença implica pensamento, um certo distanciamento entre o sujeito e o objecto - daí o «ver para crer» - ao passo que o conhecimento pleno é a pura adesão do sujeito ao objecto, acto no qual a crença se dissipa. Em Platão, a crença é a pistis, que faz parte da doxa ou opinião.
Crença: Deriva da palavra convicção, ou seja, significa uma disposição de um indivíduo para aderir algo; uma opinião; uma ideologia ou a uma doutrina . Filosofia: Essa palavra grega está relacionada à existência, à mente, à linguagem; aos valores morais e estéticos.
substantivo feminino Reunião dos pontos de vista que uma determinada sociedade elabora numa dada circunstância histórica, julgando ser uma ação evidente, contudo para a filosofia isso seria uma crença sem comprovação. Etimologia (origem da palavra doxa). Do grego dóksa.es.
O mais apropriado seria usar epistemologia para designar o estudo das ciências e gnosiologia para a capacidade humana de conhecer. O importante é ter claro que como ciência, a psicologia recorre a epistemologias para o estudo do ato cognitivo de conhecer (gnosiologia).
Em termos gerais, portanto, não há diferença entre Epistemologia e Teoria do Conhecimento. É muito comum encontrarmos quem acredita que Epistemologia (ou Teoria do Conhecimento) é a mesma coisa que Filosofia da Ciência. ... Todavia, o termo “ciência”, tal como usamos hoje, tem outro significado.