De acordo com a norma regulamentadora da construção, a NR 18, que se refere às Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, um canteiro de obras se identifica como a área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem as operações de apoio e execução de uma obra.
Canteiro de obra é “a área do trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução à construção, demolição ou reparo de uma obra”; Já frente de trabalho é “a área de trabalho móvel e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução à construção, demolição ou reparo de uma obra”.
Essa pode ser a dúvida de milhares de pessoas. A área de vivência são instalações provisórias instalados nos canteiros de obras com a finalidade de oferecer aos trabalhadores melhores condições no exercício da tarefa e locais adequados para suprir cada uma de suas necessidades pessoais.
De acordo com a NR-18, no quarto requisito (18.
Ela estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e organização. Que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.
Como sua própria descrição diz, a NR 18 estabelece as condições e o meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção. Ela estabelece diretrizes de ordem administrativa, planejamento e organização, com o objetivo de implantar medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos.
18.
______. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2015.
Sendo que a NR 11 é direcionada ao transporte, movimentação, armazenagem e manuseio, enquanto que a NR12, refere-se as medidas de segurança, visando a prevenção de acidentes, uma vez que é parte da rotina dos colaboradores, capacitados para manusear esse tipo de máquina e que estão suscetíveis à acidentes.
1 É proibido o transporte de pessoas nos elevadores de materiais tracionados a cabo, com exceção dos elevadores do tipo cremalheira onde somente o operador e o responsável pelo material a ser transportado podem subir junto com a carga, desde que fisicamente isolados da mesma.
Na escolha de uma empilhadeira, também é importante avaliar a forma com que ela é manuseada, bem como, a autonomia de seu combustível ou carga elétrica, o número de manutenções recomendadas pelo fabricante e a assistência oferecida em eventuais necessidades de reposições de peças.
Empilhadeira Frontais a Contrapeso - Empregam um contrabalanço na parte de trás da máquina para estabilizar cargas sendo transportadas e elevadas num mastro na frente da empilhadeira.
Triângulo de estabilidade No caso das empilhadeiras de mastro retrátil, o tombamento para trás é mais fácil de ocorrer do que em outros modelos, visto que o ponto de equilíbrio está mais perto das rodas traseiras e se desloca facilmente para fora da área de estabilidade.
Determinar a capacidade de carga padrão de cada empilhadeira – Cada empilhadeira será avaliada em sua capacidade. ... Avaliar a carga a ser tratada para determinar o seu centro de gravidade (CG) – Em uma empilhadeira padrão, o CG é baseado em um centro de carga de 48 centímetros de comprimento e 48 centímetros de altura.
Identifique o centro de gravidade da empilhadeira Assim, pode-se calcular que o centro de gravidade de uma empilhadeira “padrão” fica 60 centímetros acima dos garfos e a 60 centímetros do encosto.
Significado de Empilhadeira substantivo feminino Carrinho provido de uma espécie de elevador na parte dianteira, destinado a empilhar (fardos, sacos etc.) nos depósitos e armazéns.