Os espermatozoides são produzidos nos testículos e amadurecidos nos epidídimos, canais microscópicos que conectam os testículos ao canal deferente. A epididimite compromete o transporte dos gametas masculinos, principalmente, se ela atingir os testículos (condição chamada de epidídimo-orquite).
As causas mais comuns da epididimite são as bactérias Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis em homens mais jovens e adolescentes, e os bacilos coliformes Gram-negativos nos homens mais velhos. A sensibilidade afeta o epidídimo e muitas vezes o testículo.
Na maioria dos casos de câncer de testículo, os homens têm um nódulo em um dos testículos ou podem perceber o testículo aumentado ou inchado. Às vezes, o nódulo provoca dor, mas na maioria das vezes não é doloroso. Os homens com câncer de testículo podem notar uma sensação de peso ou dor abdominal ou no escroto.
Exames de Sangue e Marcadores Tumorais para Câncer de Testículo. Alguns exames de sangue podem ajudar a diagnosticar tumores testiculares. Muitos cânceres de testículo secretam níveis elevados de alfa-fetoproteína (AFP) e gonadotropina coriónica humana (GCH).
Alguns sintomas da formação de um “caroço no testículo” são:
O caroço no testículo, também conhecido como nódulo no testículo, é um sintoma relativamente comum que pode surgir em homens de qualquer idade, desde crianças até idosos....Quando ir ao médico
Dor escrotal e massas escrotais dolorosas ou edema podem ser causados por torção testicular, torção de apêndice testicular, epididimite, orquiepididimite, abscesso escrotal, trauma, hérnia inguinal estrangulada, orquite e gangrena de Fournier.
O tratamento para o furúnculo consiste em lavar a região todos os dias com água e sabão ou com um sabão antisséptico, de preferência indicado pelo dermatologista, e em aplicar compressas de água morna na região, que ajudam a retirar o pus, esperando que ele desapareça sozinho.
Isso ocorre por causa da diferença entre os cordões que sustentam os testículos. Os dois são formados por vasos sanguíneos, nervos e músculo, mas o cordão do lado esquerdo é mais baixo que o direito. Não se assuste também ao […] Veja você mesmo: olhando de cima, normalmente o esquerdo fica mais baixo que o direito.
Hidrocele testicular é a presença de líquido em quantidades anormais dentro do escroto e envolvendo o testículo, que pode ser tanto unilateral quanto bilateral. Uma hidrocele testicular pode ser congênita ou adquirida e é mais comum em bebês e em adultos acima dos 45 anos de idade.
Em situações normais, os testículos ficam alojados na bolsa escrotal, com um tamanho que pode variar de 3,5 a 5 cm de comprimento, e um volume aproximado de 30 ml. Pequenas variações de tamanho entre os dois testículos são comuns e não indicam qualquer anormalidade.
Isso acontece especialmente porque cada testículo está ligado à região abdominal através de um músculo conhecido como cremaster. Esse músculo pode contrair involuntariamente várias vezes durante o dia, quer seja estimulado para isso ou não, fazendo com que os testículos subam.
Os testículos são órgãos muito sensíveis, que podem ficar dolorosos após mínimos traumas ou pequenas inflamações. A sensação de dor nos testículos pode ter origem no próprio testículo, nas estruturas ao seu redor ou até mesmo por problemas fora da bolsa escrotal, como nos casos de pedras nos rins ou hérnia inguinal.
Cuidados
Por que dói? Como o testículo é uma região muito sensível, pequenas lesões podem resultar em um grande desconforto. O médico explica que dores agudas podem ser causadas por infecções como caxumba, infecção urinária, orquite (testículo inflamado) e até mesmo câncer de testículo.
Quando crianças ou adolescentes sentem uma dor súbita e intensa nos testículos, a principal causa é a torção testicular. Geralmente, o problema vem acompanhado de outros sintomas, como dor abdominal, inchaço no saco escrotal, náuseas e vômito.
Dor. A dor causada pelas infecções sexualmente transmissíveis depende do local onde a infecção se manifesta. O herpes genital causa, normalmente, dor no pênis, a gonorreia e a infecção genital por clamídia, causam dor nos testículos e a proctite provoca dor no reto.