crossorigin="anonymous">
Encapsulamento vem de encapsular, que em programação orientada a objetos significa separar o programa em partes, o mais isoladas possível. A ideia é tornar o software mais flexível, fácil de modificar e de criar novas implementações.
A programação orientada a objetos é um modelo de programação onde diversas classes possuem características que definem um objeto na vida real. ... São exemplos de linguagens de programação orientadas a objetos: C++, Java, C#, Object Pascal, entre outras.
Linguagem de programação que não obedece ao paradigma procedural de execução sequencial das instruções, chamadas de sub-rotinas e estruturas de controle. Em vez disso, ela descreve um conjunto de fatos e relações e, depois, recebe consultas para a obtenção de resultados específicos.
É uma forma de desenvolvimento em que todos os programas possíveis podem ser reduzidos a apenas três estruturas: sequência, decisão e iteração.
Alguns dos principais paradigmas utilizados hoje no mercado:
programação orientada ao objeto
Basicamente, existem seis principais tipos de paradigmas. A depender da linguagem de programação utilizada, pode-se usar mais de um deles. Os primeiros foram os paradigmas dos tipos imperativo e declarativo. A partir deles é que todos os outros foram derivados.
Paradigmas são uma categoria de “ideias” Ou seja, eles não existem no mundo real. Podemos encontrar objetos em forma de triângulos no mundo físico, mas não podemos encontrar “triângulo” no mundo físico. Nesta visão, paradigmas, teorias científicas, filosofias e matemática nunca podem ser “verdadeiras”.
Significado de Paradigma substantivo masculino Exemplo ou padrão a ser seguido; modelo: paradigma político. ... A palavra paradigma deriva do grego "parádeigma, atos", com o sentido de "modelo, exemplo".
O paradigma é algo que serve como modelo, exemplo ou padrão. ... O livro de Kuhn deu origem a uma nova abordagem de estudos sociais da ciência, pois situa os paradigmas científicos de um ponto de vista histórico.
Os paradigmas tanto podem limitar as ações de um pessoa, assim como, podem fazer com que ela consiga alcançar novos patamares em sua vida. Assim, podemos dar como exemplo paradigmas religiosos, como por exemplo, a crença em Cristo e Seus mandamentos, paradigmas culturais, como por exemplo, tradições de um povoado.
Quando um mudança de paradigma se completa, um cientista não pode, por exemplo, rejeitar a teoria germinal das doenças para, colocar a possibilidade de que o miasma cause doenças, ou ,rejeitar a óptica e física modernas para indicar que o éter é o meio propagador de luz. ...
O novo paradigma instaura uma nova linguagem, com conceitos e valores, metáforas e ideias que, literalmente, constituem uma nova realidade, um novo mundo em que se muda de percepções e de métodos, de perspectivas e de valores.
No paradigma emergente, são as ciências sociais que influenciam o conhecimento nas ciências naturais. ... Assim, na pesquisa em metodologia em Direito há que estar sempre presente a ideia segundo o qual todo o conhecimento científico-natural é científico-social.
No paradigma tradicional, o professor tem um compromisso com o passado, com as coisas que não podem ser esquecidas. No paradigma emergente, o professor tem compromisso com o futuro, no presente da sala de aula.
Educação: - Paradigma tradicional: caracterizado pela fragmentação da ciência em áreas, cursos e disciplinas; - pela reprodução, memorização e repetição do conhecimento; - pelas instituições organizadas em departamentos estanques; - pela disciplina, rigidez e obediência, e pela imersão de especialistas, considerados os ...
Em suas palavras, o paradigma emergente que identifica decorre de uma especulação “fundada nos sinais que a crise do paradigma atual emite” e é também “produto de uma síntese pessoal impregnada na imaginação sociológica”.
Muitas das vezes o senso comum deixa de ver a realidade como um todo, exagerando o valor de alguns aspectos dessa realidade em detrimento de outros. ... “Viajar expande os horizontes”, esta frase revela forte presença de senso comum que, dada situação, distorce a realidade.
A quebra de um paradigma, portanto, está relacionada ao desligamento de um padrão que antes era seguido para que, assim, um novo modelo ou padrão seja adotado.
A Ciência Moderna, isto é, a ciência que conseguiu articular o método de observação e experimentação com o uso de instrumentos técnicos (sobretudo o telescópio e o microscópio), começou a se desenvolver, propriamente, na Europa do século XVI.
A ciência moderna é caracterizada, majoritariamente, pelo racionalismo exacerbado, alinhado com técnicas de biotecnologia, o que tem permitido uma maior rapidez dos experimentos e novas descobertas científicas.
A ciência moderna acima de tudo é embasa em uma metodologia que possa comprovar de maneira científica os experimentos, além de combinar uma descrição fenomenológica a eles.
- A ciência moderna nasceu e se desenvolveu segundo a concepção de um saber especulativo baseado sobre um critério de verdade, buscando em uma nova teoria uma representação definitiva da realidade.