Resumo: A eminência articular pneumatizada (EAP) é caracterizada pela presença de células acessórias de ar que ocorrem em vários locais, e pode ser limitada ao teto da fossa da articulação temporomandibular (ATM) e em outros casos se estendem para a base do arco zigomático e eminência articular do osso temporal.
A parte óssea é constituída pela fossa mandibular que faz parte do osso temporal que aloja o côndilo mandibular, realizando a articulação entre o crânio (parte fixa da articulação) e a mandíbula (parte móvel da articulação).
no lado temporal, a superfície articular é a fossa mandibular, depressão côncava na porção escamosa do osso temporal; no lado mandibular, a articulação se dá pelo côndilo da mandíbula.
Todas as partes constitutivas do osso temporal serão explicadas ao longo deste artigo.
Para classificar funcionalmente uma articulação vai depender do movimento em torno de um ou mais eixos. As articulações podem ser classificadas, em mono axial, bi axial e tri axial.
O movimento de rotação da mandíbula pode ocorrer nos planos horizontal, frontal (vertical) e sagital. O movimento mandibular em torno do eixo horizontal pode ocorrer na abertura e no fechamento da boca. ... Este movimento raramente ocorre durante o funcionamento normal.
O maxilar estalando pode resultar de uma disfunção das articulações temporomandibulares, que fazem a ligação entre o maxilar e o esqueleto e que permitem que a pessoa possa falar, mastigar e bocejar, por exemplo.
As disfunções dessa articulação podem ter diversas causas, entre elas, fatores emocionais, como estresse, tensão e ansiedade, ou até mesmo por questões físicas, como alguma batida, deslocamento ou algum hábito errado, tais quais roer as unhas ou usar um lado do maxilar mais do que o outro.