O estudo de caso é um instrumento usado por universidades de todo o mundo em atividades de formação continuada. Ele se baseia em experiências reais e têm como objetivo provocar educadores, gestores e demais atores da comunidade escolar a refletir e a se colocar em situações que envolvem tomada de decisões.
Para saber como fazer um estudo de caso você deve primeiro partir de uma teoria mas relacionar com a prática, ou seja, ao cotidiano e realidade atual. Trazem exemplos específicos, acontecimentos e situações concretas. Vale ressaltar que, um bom estudo de caso não se faz do dia para a noite.
O estudo de caso é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. Ele serve para responder questionamentos que o pesquisador não tem muito controle sobre o fenômeno estudado.
De acordo com Yin (2005, p. 32), o estudo de caso “é uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto de vida real, especialmente quando os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos”.
Levantamento vai focar nos termos característicos da população, já o estudo de caso gira em torno de um problema. O estudo de campo foca em entender as diferenças entre os indivíduos do grupo.
Siga as dicas abaixo para realizar a pesquisa de campo no trabalho de conclusão de curso:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome ou iniciais do autor. Título do livro: subtítulo (se existir). Edição. Local: Editora, ano.
Faça um teste Definidos os objetivos e o público-alvo do levantamento, vale a pena realizar uma etapa de teste. Aplique o instrumento de investigação com um grupo reduzido e veja se há dificuldades. Algumas perguntas podem estar confusas. Imagine a seguinte questão: “você tem um emprego com carteira assinada?”.
Elabore um questionário A recomendação é que o questionário tenha perguntas curtas e bem redigidas. Isso fará com que os participantes tenham mais disposição para contribuir. Evite, ao máximo, fazer textos longos nas questões porque isso pode irritar algumas pessoas.
DICAS: Personalize! Para ficar bacana, você pode deixar seu caderno de perguntas com a sua cara....Bom trabalho!
A maneira mais fácil de fazer essa verificação é através novamente da pesquisa da persona. Traçar o perfil do seu estudante é ver o que ele fala na internet, quem ele segue. Apenas isso já te dá uma base do que ele procura. Por exemplo estudantes que seguem muitas páginas de línguas.
Como fazer uma boa pesquisa escolar