A educação corporativa aumenta o know-how da empresa, enquanto a gestão do conhecimento incentiva o compartilhamento do conhecimento entre colaboradores, descentralizando o capital intelectual que, geralmente, fica restrito a um pequeno grupo.
A gestão do conhecimento pode ser definida em seu sentido mais amplo como o processo de criar, compartilhar, usar e gerenciar o conhecimento de uma organização. Esse conceito se refere a uma abordagem multidisciplinar para alcançar os objetivos organizacionais por meio das melhores práticas do uso do conhecimento.
Diante disso, a pesquisa conclui que a gestão do conhecimento tem suas contribuições expressas na educação a distância por meio do esclarecimento acerca do processo de criação do conhecimento, bem como através do seu entendimento enquanto uma ferramenta de incentivo a aprendizagem.
Para fazer a gestão do conhecimento na prática nas organizações é preciso ter um aculturamento de compartilhamento e disseminação dos conhecimentos. Isso depende também do ambiente organizacional e da acessibilidade de todos os níveis da organização.
Criação do conhecimento nas organizações
O processo de criação do conhecimento organizacional começa com o compartilhamento do conhecimento tácito, que corresponde aproximadamente à socialização, pois, inicialmente, o conhecimento rico e inexplorado que habita os indivíduos precisa ser amplificado dentro da organização.
Existem quatro modos de conversão de conhecimento: Socialização, onde o conhecimento é transferido de modo tácito para tácito; Externalização, onde o conhecimento é transferido de modo tácito para explícito; Combinação, onde o conhecimento é transferido de modo explícito para explícito; e Internalização, onde o ...
Treinamentos formais, como aulas e palestras, permitem a troca de conhecimento explícito. Estratégias mais personalizadas, baseadas no contato pessoal e que demandam mais tempo, como coaching e mentoring, são mais apropriadas para a transmissão do conhecimento tácito.
Para (Grover & Davenport, 2001; Lakomski, 2003) a transferência de conhecimento tem sido definida como o movimento de conhecimento entre sua origem e destino dentro de um contexto específico.
Quando se incentiva as pessoas a fazerem o compartilhamento de seus conhecimentos, começam a surgir os primeiros problemas, como desconfiança e medo. ... Davenport e Prusak (1998) também acreditam que existam muitos elementos culturais que inibem o compartilhamento do conhecimento. Estes elementos são chamados de atritos.
O compartilhamento de conhecimento pode ocorrer em debates, formações, palestras, webinars, treinamentos, entre outros. No meio empresarial também podemos repassar conhecimento na comunicação interna e até mesmo em ações estratégicas da própria empresa.
Compartilhar funciona como um estímulo para você buscar mais informações, desafios e evoluir. É uma forma de fazer com que você enxergue novas perspectivas. No final das contas, quem compartilha conhecimento tem muito a ganhar com tal atitude.
Conceitos que serão levados para toda a vida. Ao incentivar o seu filho a descobrir o sentido do compartilhar, você estará ensinando-o a respeitar o próximo. O bebê explora os objetos e tenta entender que eles são diferentes, mas ainda não sabe se aquilo é seu. "O conceito de dividir já pode ser introduzido aos poucos.
Resposta:É um aprendizado valioso, pois permite ampliar o conhecimento dos sintomas físicos e psicológicos que manifesta, dos fatores que provocam seu mal-estar, bem como do seu autoconhecimento. É conhecendo-se que você conseguirá viver com mais qualidade de vida, pois saberá o que é vital para ser feliz.
Brinquedos, comida ou até mesmo emoções, tudo deve ser compartilhado. Não obstante, é importante conhecer a linha tênue que muitas vezes não devemos cruzar na hora de compartilhar alguns objetos. Afinal, é importante, sim, dividir, mas também é muito importante ficar atento à sua saúde.
Significado de Compartilhar verbo transitivo direto e transitivo indireto Tomar partido em; fazer parte de algo com alguém; dividir: compartilhava os sofrimentos do irmão; compartilhou das aflições alheias.
verbo transitivo direto e bitransitivo Dividir em muitas partes; repartir com alguém: partilhou a comida; partilhou seus bens com os filhos.
Significado de Partilha substantivo feminino Ato de dividir em partes ou porções.