O índice de saponificação é o número de miligramas de hidróxido de potássio necessários para saponificar 1 g de óleo ou gordura (HARTMAN e ESTEVES, [s.d.]). ... Esse índice avalia o estado de deterioração, à medida que mede a quantidade de ácidos graxos, constituintes do óleo, encontrados no produto.
O índice de iodo de um óleo ou gordura é medido por seu grau de instauração e é expresso em números de centigramas de iodo absorvido por grama da amostra (% de iodo absorvido).
graxos. índice de iodo significa alto grau de insaturação. muito importante para indústria de alimentos. ... Além disso, também houve a medição de ácidos graxos livres desses óleos.
O índice de iodo (IV) é uma medida do número total de ligações duplas presentes em gorduras e óleos. É expressado como o "número de gramas de iodo que reagirá com as ligações duplas em 100 gramas de gorduras ou óleos”.
A rancidez oxidativa é a principal responsável pela deterioração de alimentos ricos em lipídios, porque resulta em alterações indesejáveis de cor, sabor, aroma e consistência do alimento.
Basicamente, o sabão consegue “quebrar” essa “película” da água, permitindo que ela penetre nos materiais e remova a sujeira. ... Desse modo, a parte apolar da molécula do sabão interage com as moléculas apolares das gorduras e dos óleos, e a parte polar interage com as moléculas polares da água.
Álcool. A sua adição ocorre porque a solubilização do óleo é melhor no álcool do que em água e assim o endurecimento do sabão caseiro se torna mais rápido.
Tenha cuidado especial ao colocar a potassa ou soda cáustica na água fria, ao misturar a água com a lixívia e ao derramar o sabão líquido nas formas....O sabão básico contém três ingredientes principais:
álcool, gordura vegetal e animal e às vezes soda.
Os sabões mais duros são os que possuem o sódio e são usados para limpeza comum. Para a obtenção de sabões mais moles, utiliza-se o hidróxido de potássio (KOH) no lugar do hidróxido de sódio (NaOH) na reação de saponificação.
A produção do sabão e do sabonete segue praticamente a mesma regra básica: é uma reação entre um ácido graxo (gorduras e óleos de origem vegetal ou animal) com um material alcalino, isto é, de caráter básico. Normalmente, a base é o hidróxido de sódio (NaOH), que é conhecida como soda cáustica.
Ele causa uma queimadura química, não de calor, que pode afetar a mucosa da boca, a garganta e o esôfago”, esclarece. Segundo o médico, quando a substância é ingerida, os efeitos são instantâneos. “Na hora, o indivíduo sente uma ardência, uma sensação de perfuração e certa dificuldade para engolir.
A soda cáustica em contato com a pele, pode provocar queimaduras. A dica também é lavar com água e procurar por serviço médico. Se acabar inalando o produto durante seu manuseio e se sentir mal, vá para um local arejado e posteriormente procure atendimento médico.
Em lesões mais leves, o tratamento conservador feito com pomada de sulfadiazina de prata (que já é um agente bactericida) e óleos hidratantes é suficiente para auxiliar a cicatrização correta. Antibióticos orais só devem ser usados em caso de infecção local mais grave e deverá ser prescrito pelo seu médico assistente.
1. (Uerj) Um caminhão transportando ácido sulfúrico capotou, derramando o ácido na estrada. O ácido foi totalmente neutralizado por uma solução aquosa de hidróxido de sódio. ... Por isso, o sal formado, bissulfato de sódio (NaHSO4), tem caráter ácido.