crossorigin="anonymous">
Dúvida metódica Para fundamentar o conhecimento, o filósofo deve rejeitar como falso tudo aquilo que possa ser posto em dúvida. ... Através da dúvida metódica, o filósofo chega à descoberta de sua própria existência enquanto substância pensante.
Dúvida metódica de Descartes foi utilizada para provar a existência de verdades absolutas que são de conhecimento universal, para o filósofo essa dúvida não possui falhas e sim respostas bastante exatas que não geram possibilidades de dúvida.
Dúvida filosófica é aquela pelo qual se necessita de uma explicação racional. Geralmente são temas pelos quais não há uma resposta única ou pelos quais a mente humana sempre retorna. É a dúvida que favorece o exercicío fecundo da inteligência, do espírito da razão sobre questões teóricas importantes para todos nós.
A dúvida na Filosofia é importante por conta que através dela conseguimos nos questionar e refletir. E após está reflexão conseguimos chegar a verdade absoluta. Apenas chegamos na verdade quando nos questionamos de algo.
Questionar é, pois, uma forma específica de interrogação. Uma forma que frequentemente recorre a uma pergunta, mas que busca mais do que uma informação, pois pretende examinar um enunciado que se proclama verdadeiro ou avaliar um ato que aspira ser correto ou justo.
Para Voltaire, “um homem deve ser julgado mais pelas suas perguntas do que por suas respostas”. ... Para Drucker, “o trabalho mais importante e mais difícil não é encontrar a resposta correta, mas fazer a pergunta certa”.