Osteocondromas são protuberâncias ósseas envolvidas por uma camada de cartilagem. Atingem, habitualmente, as extremidades dos ossos longos no esqueleto imaturo e os deformam. Em geral são únicos, mas a forma de apresentação múltipla pode ser encontrada. De aspecto bastante característico, são de fácil diagnóstico.
Exostoses, conhecidas também como tórus, são crescimentos ósseos benignos que acometem as corticais ósseas. Alguns autores denominam exostose quando esse crescimento é localizado nas faces vestibulares de mandíbula e maxila, assim como os tórus seriam o mesmo crescimento pela face lingual e/ou no palato.
A exostose subungueal é um tumor ósseo benigno incomum que afecta especialmente os adolescentes e adultos jovens. Tem como localização preferencial o 1o dedo do pé, muito provavelmente por este estar frequente- mente exposto ao traumatismo, factor etiológico conhecido.
Causas do tórus mandibular Acredita-se que essa condição seja causada principalmente por fatores genéticos, como explica o NIH. Essa influência genética pode ser observada claramente em estudos com gêmeos.
O torus palatino corresponde ao crescimento ósseo no céu da boca. O osso cresce de forma simétrica, formando uma caroço cujo tamanho varia ao longo da vida e normalmente não representa nada grave, no entanto, caso atrapalhe a mordida ou a mastigação deverá ser removido pelo dentista.
Tórus é uma protuberância óssea benigna que pode ser encontrada na região do palato duro ou na superfície lingual da mandíbula.
Ossos Palatinos O palato duro corresponde a porção anterior, e o palato mole a porção posterior do palato. E unidos, palato duro e palato mole, formam o “céu da boca”.
Dor e inflamação no céu da boca podem estar relacionados a vários fatores, como por exemplo, uma prótese mal adaptada, infecção por fungos, lesões, ulcerações, alergias, dentre outros. O ideal é procurar seu dentista para verificar o que pode estar ocasionando essas reações e resolver o seu problema.
O que fazer: Para curar a afta pode-se fazer gargarejos com água e sal e aplicar produtos específicos para a cicatrização, como por exemplo, a Omcilon A orobase, Aftliv ou o Albocresil. Veja mais remédios indicados para o tratamento das aftas.
Além de tratamento médico e medicamentos prescritos, algumas dicas podem reduzir seus sintomas e desconforto bucal:
Tratamento das feridas A Mayo Clinic recomenda aplicar um pouco de leite de magnésia nas aftas. Se você tiver lesões em várias regiões da boca, experimente lavá-la com água morna salgada ou um enxaguante bucal prescrito pelo dentista para limpar e aliviar a irritação em toda a cavidade bucal.
A coloração do palato duro normalmente é um rosa pálido.. já o palato mole (aquele que fica mais no fundo da boca) tem a coloração mais avermelhada. A característica do palato é a mesma que da gengiva. Sua coloração é rósea com característica opaca e não vermelha.
O que fazer: É importante beber, pelo menos, 2 litros de água por dia, ingerir alimentos ricos em água, como melancia, tomate, rabanete ou abacaxi, e evitar o consumo excessivo de álcool, que também favorece a desidratação.
O cuboide é um dos ossos do esqueleto humano, localizado no pé. De forma cúbica, é o mais lateral na fileira distal do tarso. Posteriormente apresenta uma faceta articular para o calcâneo e na frente duas facetas para os quarto e quinto ossos do metatarso.
Cuboide. O cuboide, o osso mais lateral na fileira tarsal distal, localiza-se entre o calcâneo proximalmente e os quarto e quinto metatarsais distalmente.
Significado de Cuboide substantivo masculino Osso do tarso, que articula com o calcâneo. Etimologia (origem da palavra cuboide). Do grego kubos + eidos.
O tálus é o único osso do pé que se articula de forma direta com a tíbia e fíbula. Ele é envolvido pelo maléolo lateral da fíbula e pelo maléolo medial da tíbia. Já o osso calcâneo, se caracteriza por ser o osso mais forte de toda a estrutura do pé.
Tarso. O tarso corresponde à metade posterior do pé, contendo em seu conjunto sete ossos denominados ossos tarsais, comparados ao carpo da mão. O peso do corpo é suportado principalmente pelos dois ossos maiores, o tálus, que se articula com a tíbia e a fíbula superiormente e o calcâneo, que forma o calcanhar do pé.
Também conhecido como peito do pé, o dorso é a parte de cima da região chamada mediopé. O dorso é formado por inúmeras articulações presentes entre os ossos do tarso (calcâneo, talus, navicular, cubóide e os cuneiformes).
6 formas naturais de aliviar a dor nos pés
A articulação do tornozelo consiste em três ossos: Os dois ossos da parte inferior da perna (fíbula e tíbia) Um osso no pé (talo) localizado entre os ossos da perna e o osso do calcanhar.
Articulação do tornozelo. É uma articulação uniaxial, do tipo gínglimo, em dobradiça. Realiza movimentos de dorsiflexão e flexão plantar. Envolve a extremidade inferior da tíbia e seu maléolo medial, o maléolo lateral da fíbula e o corpo do tálus.
O escafoide é um dos oito ossos do carpo, ou seja, está localizado nas mãos. A tíbia e fíbula são os ossos localizados na canela, ou seja, na perna do indivíduo. Desta forma, podemos concluir que, dentre as alternativas propostas, o único osso que mais se destoa da composição do tornozelo e do pé é o osso escafoide.