Documento histórico escrito é qualquer tipo de informação que foi passada para o papel, independente do fim, e que nos ajude nesta tarefa, sendo exemplos disto coisas que variam desde as Constituições e Declarações de Guerra a coisas como diários e anotações.
O documento histórico é, antes de tudo, uma produção humana; Le Goff assim pondera: ... Os mais variados documentos históricos expressam um ponto de vista – e não a verdade sobre os fatos retratados; tal perspectiva favorece uma concepção de história afeita à crítica e de cunho mais problematizador.
Meio de registro sobretudo o registro gráfico que comprove a existência de um fato, a exatidão e a verdade de uma afirmação.
Escritos são aqueles que são registrados por meio da palavra - ou seja, a compreensão mais comum, usual, de documento - e não escritos os que a registram por sua própria natureza: uma ferramenta de pedra "registra" o modo como nossos antepassados trabalharam, por exemplo. Ambos são tipos de fontes históricas.
Resumo: A documentação arquitetônica consiste no processo sistemático de aquisição, tratamento, indexação, armazenamento, recuperação, disponibilização e divulgação de dados e informações, gráficas e não gráficas, bem como de seus metadados, sobre as edificações.
Documentos históricos normalmente são fontes históricas de primeira mão, que foram produzidos na época estudada. Sendo dessa forma eles se tornam ferramentas de relatos fiéis do modo vida e de como a sociedade era quando eles foram produzidos.