O teatro do absurdo é um movimento artístico-cultural, espécie de gênero teatral, que surgiu no começo da década de 1950 na França. O nome, dado em 1961 pelo crítico teatral húngaro Martin Esslin, é uma referência aos temas absurdos (fora da realidade) tratados nas peças deste gênero.
O Expressionismo foi um movimento artístico da vanguarda europeia que surgiu no início do século XX, na Alemanha. Os artistas dessa época buscavam retratar a realidade humana de maneira subjetiva. ... No Expressionismo, o pintor se opõe à objetividade da imagem, valorizando, em contrapartida, o subjetivismo da expressão.
A única alternativa incorreta é a letra c) Para os expressionistas representar o movimento era sempre o ideal. Para os expressionistas, o ideal era representar os sentimentos, as emoções, o mundo interior, a introspecção, o mundo dos sonhos, enfim, todo o mundo subjetivo do homem.
Quanto a esse movimento e suas características, julgue os itens: a)A “sensação de luz e cor, não se importando com os sentimentos humanos e com a problemática da sociedade moderna” são características marcantes desse movimento. b)É inegável que o Expressionismo seja uma aceitação ao que fora o Impressionismo.
Quanto às características do Expressionismo, analise os itens abaixo e marque a única alternativa INCORRETA: ○ Enquanto o Impressionismo se preocupava com as sensações de luz, os expressionistas tinham como preocupação e objetivo retratar as emoções e angústias do homem.
Resposta. Cândido Portinari foi influenciado pelo modernismo europeu, no entanto, não deixou de criar uma arte expressivamente brasileira em suas temáticas.
Os principais artistas expressionistas brasileiros foram:
O expressionismo surge a partir de uma reacção ao impressionismo. Ao contrário dos impressionistas, que procuravam no espaço da tela transmitir uma "impressão" do mundo à sua volta, os expressionistas procuravam representar o seu próprio mundo interior, uma "expressão" dos seus próprios sentimentos.
O Expressionismo chegou ao Brasil através de Anita Malfatti, que trouxe as Vanguardas Europeias ao Brasil após um longo período de estudos na Alemanha. É possível perceber as influências desse movimento em suas pinturas, em que predominava o uso de cores fortes.
Entre os principais nomes do expressionismo estavam Fritz Bleyl, Erich Heckel, Ernst Ludwing Kirchner, Karl Schmidt-Rottluff, Max Pechstein, Emil Nolde e Otto Mueller. No Brasil, a técnica expressionista esteve presente na arte de nomes como Anita Malfatti, Lasar Segall, Portinari, Oswaldo Goeldi e Iberê Camargo.
Resposta. O Expressionismo surgiu em 1905 na Alemanha para ressaltar a arte do instinto com pinturas dramáticas e subjetivas. Com esse movimento, portanto, os artistas conseguiriam expressar os sentimentos humanos. A vanguarda artística Europeia traz marcantes obras registrando bem o início do século XX.