A Carta de Pero Vaz de Caminha é o documento no qual Pero Vaz de Caminha registrou as suas impressões sobre a terra que posteriormente viria a ser chamada de Brasil. ... Escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, Caminha enviou a carta para o rei D. Manuel I (1469-1521) para comunicar-lhe o descobrimento das novas terras.
O principal motivo que levou Pero Vaz de Caminha a escrever uma carta ao rei foi o fato de ser esta a sua missão: era o escrivão da esquadra, devendo reportar ao Rei os acontecimentos da viagem dignos de nota, assim como guardá-los para a posteridade.
Manuel como ocorreu a descoberta do Brasil. ... Também é imensa a importância da carta de Pero Vaz de Caminha porque é o primeiro documento a relatar como era o Brasil, sendo que o português descreve o que viu e quais suas impressões sobre o território e sua exuberante natureza.
No dia 2 de maio, a expedição de Cabral partiu do Brasil em direção à Índia. O rei português, d. Manoel I, ficou sabendo da notícia do achamento da nova terra ainda em 1500. Apesar disso, o Brasil ficou em segundo plano, uma vez que a prioridade portuguesa, naquele momento, era continuar com o comércio na Índia.
Manuel II
Dinastia de Habsburgo (ou Filipina)
Cronologia dos Reis de Portugal, com início e fim do reinado
Manuel II (Lisboa, 15 de novembro de 1889 — Londres, 2 de julho de 1932), também chamado "o Patriota" ou "o Desaventurado", foi o último Rei de Portugal e dos Algarves de 1908 até à sua deposição em 1910 com a Implantação da República Portuguesa.
Foi também a dinastia mais longa com 14 reis, entre eles duas mulheres: D. Maria I e D. Maria II. No seu total Portugal teve 35 monarcas.
Legenda de cores
Afonso Henriques
Império Português Descobrimentos portugueses de 1415-1543, principais rotas no oceano Índico (azul), territórios portugueses no reinado de D. João III (verde).
Dom João VI, Príncipe-Regente de Portugal, rei do Reino Unido de Portugal, do Brasil e Algarves e, após 1825, rei de Portugal. Era filho de D. Maria I, rainha de Portugal e do rei Dom Pedro III. Por motivos de doença da sua mãe foi nomeado Príncipe-Regente em 1792.
Quando ainda era príncipe regente, dom João veio para o Brasil, em 1808, porque as tropas do imperador francês Napoleão Bonaparte estavam chegando para invadir Portugal. Com ele vieram a família real e a corte portuguesa, totalizando mais de 10 mil pessoas, em dezenove navios.
Dom João VI
Resposta. João VI. O nome completo: João Maria José Francisco Xavier de Paula Luís António Domingos Rafael de Bragança. Este foi o seu sucessor.
A oposição ao Governo de D. Pedro I, localizada especialmente na imprensa e na Câmara dos Deputados, intensificou-se a partir da morte de D. João VI, ocorrida no dia 10 de março de 1826. O problema da sucessão ao trono português, entretanto, já existia, pois D.
João assumiu a regência do Reino de Portugal a partir de 13 de julho de 1799, diante da doença de sua mãe, D. Maria I (1734-1816). Após a morte da rainha, em 20 de fevereiro de 1816, o príncipe passou a ser chamado de D. João VI – rei de Portugal, do Brasil e de Algarves; o primeiro que toda a América conhecera.
A Crise de Sucessão ao Trono Português inicia-se com a independência do Brasil, em 1822 e a morte do então Rei de Portugal D. João VI. Ao aceitar a coroa imperial do Brasil, pela lei de sucessão portuguesa, D. Pedro de Alcântara deixava de poder assumir o trono de Portugal, de que também fora herdeiro até àquela data.
O problema da sucessão ao trono português, entretanto, já existia, pois D. Pedro era o herdeiro legítimo e, assim, era o imperador do Brasil, situação que poderia gerar a união de duas Coroas sob o mesmo soberano. Isso não agradava a Portugal, que via nessa possibilidade seu progressivo enfraquecimento.
Quem passou a ocupar o trono português , com a morte do rei de Portugal , o cardeal D. Henrique.
A União Ibérica, que ocorreu entre 1580 e 1640, foi a unificação das Coroas espanhola e portuguesa a partir da crise sucessória do trono português. ... O rei de Portugal, D. Sebastião, desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir contra os mouros no Marrocos, em 1578.
Ao se tornar imperador do Brasil, tornou-se Dom Pedro I, pouco depois ocorreu a morte do rei português, seu pai. Por isso, a Crise Sucessória portuguesa afetou o Brasil, visto que posteriormente os conflitos ocorridos em solo português o obrigaram a voltar para a Europa e deixar o país sob o governo regencial.