Compartilhar: O IMC é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de sobrepeso e obesidade. É calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), aprovada no ano de 1999, integra os esforços do Estado Brasileiro que por meio de um conjunto de políticas públicas propõe respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação.
É um sistema de informação que visa descrever e predizer de maneira contínua, tendências das condições de nutrição e alimentação de uma população, e seus fatores determinantes, com fins ao planejamento e avaliação dos efeitos de políticas, programas e intervenções.
O Sisvan é um SIS que tem como objetivo a geração de informações sobre a situação alimentar e nutricional da população, contribuindo para o conhecimento da natureza e da magnitude dos problemas de nutrição, identificando áreas geográficas, segmentos sociais e grupos populacionais de maior risco aos agravos nutricionais ...
Criado no século 19 pelo matemático Lambert Quételet, o Índice de Massa Corporal, conhecido pela sigla IMC, é um cálculo simples que permite medir se alguém está ou não com o peso ideal.
O índice de massa corporal, também chamado de IMC, é um parâmetro que classifica, entre outras coisas, o nível de obesidade de um indivíduo. O Índice de Massa Corporal (IMC) é um parâmetro bastante utilizado para classificar o indivíduo de acordo com seu peso e altura.
Ainda que o IMC tenha sido considerado o indicador mais confiável de gordura corporal, ele também não leva em consideração a massa muscular, o que pode indicar incorretamente uma obesidade que não existe, disse a pesquisadora Margaret Ashwell da Unviersidade Oxford Brookes, no Reino Unido, em um estudo à parte.
Um IMC saudável é tipicamente medido entre 18,5 e 24,9. Qualquer coisa abaixo de 18,5 é considerado abaixo do peso. IMC entre 25 e 29,9 cai no território do sobrepeso. Com IMC acima de 30 a pessoa é considerada obesa.
Quando não calcular o IMC Assim, o IMC não é o parâmetro ideal para se avaliar o peso ideal em: Atletas e pessoas muito musculosas: porque não leva em consideração o peso dos músculos. Nesse caso a medida do pescoço é uma melhor opção.
O IMC apresenta uma série de limitações. Tem mais depois da publicidade ;) O índice não avalia se o peso está relacionado com o tecido muscular ou tecido adiposo. Isso significa que uma pessoa com grande quantidade de massa muscular pode ser considerada obesa quando analisamos apenas a proporção entre peso e altura.
No que se refere a desvantagens, estas são as mais apontadas: - Não tem em consideração o género e as mulheres têm mais gordura corporal. - É de baixa precisão para as crianças. - Não tem em consideração o peso em massa muscular.
O IMC (Índice de Massa Corporal) é um padrão internacional de cálculo da obesidade de um indivíduo adotado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O método, desenvolvido pelo belga Lambert Quételet no fim do século XIX, é a forma mais fácil de saber se uma pessoa está com o peso ideal ou não.
Apesar de ser o índice mais utilizado, o IMC apresenta algumas falhas. O principal problema é que ele não indica a distribuição da gordura no corpo, um fator primordial para avaliar o sobrepeso. Além desse problema, o IMC não consegue indicar a relação entre massa gorda e magra.
Resposta. O peso é o mesmo, mas 1kg de músculo ocupa muito menos espaço do que 1 kg de gordura. Além disso, quanto mais massa muscular você tem no seu corpo, maior será o seu gasto energético basal, ou seja, mais calorias você vai gastar apenas para que aquele músculo seja mantido ali.
De acordo com os especialistas, indivíduos com índice entre 18,5 e 24,9 têm peso normal. Uma pessoa está acima do peso quando seu IMC atinge 25. E indivíduos com IMC a partir de 30 são classificados obesos.
O IMC também pode ser considerado um cálculo superficial, o qual não mede diretamente a gordura corporal da pessoa, porque não contempla distinções entre massa magra, massa gorda, estrutura óssea e quantidade de líquidos, sendo focado apenas no peso que a balança aponta.
O IMC é calculado dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado. Ou seja, de forma mais simples, você multiplica sua altura por ela mesma e depois divide seu peso pelo resultado da última conta.
IMC = Peso dividido por altura ao quadrado. A altura deve ser multiplicada ao quadrado: 1,75 x 1,75 = 3,0625 . Seguindo com o cálculo do índice de massa corporal, o peso deve ser dividido pela altura ao quadrado: 65/3,0625 = 21,2244. Este é o IMC da pessoa.
Para conseguir ganho de massa magra e redução da gordura corporal, precisamos de uma combinação entre proteínas e carboidratos, além de ingerir “gordura boa”. A Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva recomenda de 1,6 a 1,7g\ kg peso; para atletas com grande volume em geral usa-se 2gramas\ kg de peso.
Essa é uma das medidas mais utilizadas para definir se uma pessoa está excessivamente magra, saudável ou muito gorda. Basta dividir o peso, em quilos, pelo valor da altura, em metros, ao quadrado.
O cálculo do IMC será: Altura multiplicada pela altura: ( 1,70 x 1,70 ) = 2,89....IMC - CLASSIFICAÇÃO: