Os exercícios isométricos são aqueles que promovem uma contração muscular sem que haja a realização de movimentos. Ou seja, em que você fica parado o tempo todo na mesma posição durante a execução do exercício, como acontece na prancha abdominal e suas variações.
Exercícios para diástase
A cirurgia é o último recurso para correção da diástase, mas é muito simples e consiste em costurar os músculos. Apesar da cirurgia poder ser realizada somente com este intuito, o médico também pode sugerir uma lipoaspiração ou abdominoplastia para remover a gordura em excesso, costurando o músculo para finalizar.
Exercícios com cargas muito altas na musculação, que não permitam ter o controle muscular e respiratório. Exercícios de alto impacto e/ou que não permitam a continência urinária, ou seja, exercícios que facilitem o escape de urina.
Durante o tratamento para corrigir a diástase abdominal também é recomendado:
A cirurgia para correção da diástase consiste em costurar os músculos, e, em seguida a realização de uma abdominoplastia, para remover a gordura em excesso, alinhando o músculo para finalizar o procedimento.
A correção de diástase dos músculos reto abdominais consiste em uma incisão no púbis, próxima ao local em que o corte da cesariana é feito. Usa-se um afastador para que a equipe médica possa ver a musculatura com mais detalhes. Então, costura-se a aponeurose, uma membrana que envolve os músculos, aproximando-os.
Uma barriga protuberante característica de muitas mulheres que foram mães - inclusive aquelas com peso normal - é na verdade uma condição médica que tem nome: diástase do reto abdominal, como é conhecida a separação entre os músculos superficiais do abdômen que ocorre pelo crescimento do útero durante a gravidez.