O sinal de Trendelenburg é dito positivo se, quando o quadril de um paciente que está de pé sustentado por somente uma perna, cai para o lado da perna levantada. A fraqueza é presente no lado da perna em contato com o chão. O corpo não é capaz de manter o centro de gravidade no lado da perna que está no chão.
A manobra de Barlow positiva demonstra que o quadril está reduzido, mas é deslocável; enquanto a manobra de Ortolani positiva demonstra que o quadril está deslocado, mas é redutível.
Manobra de Ortolani: detecta o deslizamento posterior do quadril para dentro do acetábulo. Manobra de Barlow: detecta o deslizamento do quadril para fora do acetábulo.
– Manobra de Ortolani: articulações coxo-femurais em flexão e joelhos em flexão. É necessário segurar as pernas e as coxas com as mãos e colocar os dedos sobre o grande trocanter e realizar a adução a abdução da articulação. Positivo quando se percebe um “click” com os movimentos.
No entanto, também existem bebês que podem mostrar sinais de displasia de quadril, como:
O Teste do Reflexo Vermelho (TRV), também conhecido como “Teste do Olhinho”, é um exame capaz de identificar a presença de diversas enfermidades visuais como a catarata congênita e o retinoblastoma.
A luxação congênita de quadril (LCQ) é a perda do contato da cabeça do fêmur com o acetábulo ao nascer.
A luxação congênita do quadril (LCQ), é produzida pelo deslocamento prolongado da cabeça femoral em relação ao acetábulo.
A luxação do quadril é uma situação em que a cabeça do osso da coxa (fêmur) saiu de seu encaixe, em uma cavidade na articulação do quadril (acetábulo) e assim as duas partes da articulação ficam separadas. O quadril lesionado causa muita dor e a pessoa talvez não aguente o próprio peso sobre a perna.
A pessoa deve ser transportada deitada numa maca porque não consegue apoiar o peso sobre a perna e também não consegue ficar sentada. Enquanto a ambulância não chega, se for possível, pode-se colocar uma compressa com gelo diretamente sobre o quadril para que o frio possa anestesiar o local, diminuindo a dor.
A luxação coxofemoral é o deslocamento traumático da cabeça femoral a partir do acetábulo. A articulação coxofemoral é o local mais comum de luxação, pois não há ligamentos colaterais, e os músculos que se fixam à extremidade proximal do fêmur permitem grande movimentação da articulação.
Sintomas e sinais Pacientes com fraturas de pelve apresentam dor especialmente quando palpa-se a parte fraturada. Movimentar os quadris pode ser extremamente doloroso, especialmente em pacientes com fraturas do acetábulo. Os pacientes também apresentam inchaço e hematoma na região pélvica e genitais.
Fraturas do quadril são geralmente muito dolorosas e causam dor na virilha. Se houver separação de fragmentos de ossos fraturados, as pessoas não conseguem andar, ficar de pé ou mover a perna. Quando elas deitam, a perna afetada pode parecer mais curta e pode virar-se para fora.