Planetas anões são corpos celestes que orbitam uma estrela. ... A principal distinção entre um planeta anão e um planeta é que os planetas têm abriu o caminho em torno do sol, enquanto planetas anões tendem a orbitar em zonas de objetos semelhantes que podem cruzar o seu caminho em torno do Sol.
Plutão foi classificado como planeta anão em virtude das novas regras estipuladas pela União Astronômica Internacional (UAI). Plutão foi descoberto em 1930 a partir de cálculos matemáticos e pertubações existentes nas órbitas de Urano e Netuno. A partir dos anos 70, dados referentes à sua superfície foram descobertos.
Resposta. Resposta: Descoberto há 80 anos, Plutão foi considerado o último planeta do sistema solar até 2006. Nesta data, a União Astronômica Internacional definiu novas regras para classificação de planetas: o corpo deve ser esfércio; girar em torno do sol; e ter órbita livre, sem outros objetos em seu caminho.
Sendo assim, Plutão acabou sendo rebaixado à categoria de planeta-anão porque, ao seu redor, há um "mar" de outros objetos, já que sua gravidade não é intensa o suficiente para atraí-los e, assim, limpar sua órbita.
Há 14 anos, Plutão deixava seu posto como um planeta do Sistema Solar, levantando dúvidas até os dias atuais do porquê isso aconteceu. ... Até 2006, Plutão era considerado o nono planeta do sistema solar (contando a partir do Sol).
Diferente do que muitos pensam, o planeta Mercúrio, mesmo sendo o mais próximo do Sol, não é o que possui a superfície mais quente do sistema Solar! Quem vence ele nessa disputa térmica é Vênus, o segundo planeta mais próximo da nossa estrela!
Essa temperatura acontece não pela proximidade ao Sol — Mercúrio está mais próxima da nossa estrela e nem por isso é tão quente — mas pelo efeito estufa. A atmosfera de Vênus é quase totalmente composta de dióxido de carbono, que aprisiona o calor que recebe elevando a temperatura do planeta.
Lista de recordes da Astronomia