crossorigin="anonymous">
Os cristaloides contêm moléculas pequenas, são baratos, fáceis de usar e proporcionam ressuscitação líquida imediata, porém podem aumentar o edema. Os coloides contêm moléculas maiores, são mais caros e podem proporcionar expansão mais rápida do volume no espaço intravascular.
O ATLS recomenda 1 litro de cristaloide ou 20 ml/kg, não havendo detalhes do tipo de cristaloide. A seguir, deve ser reavaliada a perfusão e se há necessidade de novas provas de volume.
Faça uma estimativa do volume total de sangue. O peso deverá estar em quilogramas (kg), a unidade de medida de massa mais comum no Brasil. Multiplique o peso corporal em quilogramas pela média de sangue por mililitros em mulheres, que é 65 ml. Você obterá o volume de sangue do corpo estimado em ml.
O sangue é tecido vivo e no corpo de um adulto circulam, em média, 5 litros, variando de acordo com o peso.
O volume de sangue depende de muitos fatores e varia muito, mas podem ser feitas estimativas com base na altura, peso e gênero. Para um homem de 1,82 m e 90,7 kg, o volume de sangue estimado é de 7,2 litros. Para uma mulher de 1,52 m e 45,3 kg, o volume estimado é de 3,5 litros.
Um homem de 1,82m e 90kg, por exemplo, tem cerca de 7 litros de sangue no corpo. Por outro lado, uma mulher de 1,52m e 45kg pode ter, aproximadamente, 3,5 litros de sangue em todo o organismo.
Em um humano adulto, ela é de aproximadamente 75 ml/kg, logo um homem de 60 kg possui cerca de 4,5 litros de sangue. Quando essa quantidade decresce (geralmente por causa de uma hemorragia, desidratação ou problemas renais), se dá o nome de hipovolemia, e caso fique abaixo de 80–70% do original causa choque volêmico.
Você não poderá doar sangue se: Quem tem 61 anos ou mais e nunca doou está inapto. » tiver peso inferior a 50 quilos. » estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação. » estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação.