Engaje os alunos Veja algumas bem legais: – Conserve a água! Reúna os estudantes em uma roda e faça uma lista de como eles podem conservar a água. Algumas ideias para crianças conversarem é desligar as torneiras, tomar banhos mais curtos, verificar se há vazamentos e não desperdiçar água em casa ou na escola.
A água é fundamental para a realização de diversas funções, suas principais são: Termorregulação: A água atua na manutenção da temperatura do nosso corpo. A liberação de suor garante a redução da temperatura do nosso corpo. Transporte de substâncias: Muitas substâncias são transportadas de forma dissolvida.
dia 22 de março
O Dia Mundial da Água (DMA) é celebrado no dia 22 de março. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 21 de Fevereiro de 1993. O objetivo era de alertar a população mundial sobre a preservação dos bens naturais e, sobretudo, da água.
O objetivo de número 6 é “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”.
Resposta. Melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição e aumentando a reciclagem e a reutilização sem riscos em âmbito mundial. Aumentar o uso eficiente dos recursos hídricos em todos os setores e garantir a sustentabilidade da extração e do abastecimento de água doce.
Segundo dados da Snis (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) de 2017, em todo o Brasil, apenas 73,7% do esgoto coletado é tratado. No entanto, se for considerado todo o esgoto gerado no país (coletado ou não) apenas 46% recebe tratamento.
A importância do saneamento básico começa por sua influência na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade como um todo. O contato com esgoto e o consumo de água sem tratamento estão ligadas à altas taxas de mortalidade infantil.
Água de qualidade, drenagens pluviais, esgoto eficiente, resíduos sólidos e limpeza urbana integram os quatro pilares do saneamento básico.
No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição e definido pela Lei nº. como o conjunto dos serviços, infraestrutura e Instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.