Ou seja, a Cibercultura é a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais. Ela é o que se vive hoje. Home banking, cartões inteligentes, voto eletrônico, pages, palms, imposto de renda via rede, inscrições via internet, etc.
A Cibercultura O autor ainda aponta três características que seriam essenciais à cibercultura: a interconexão, a criação de comunidades virtuais e a inteligência coletiva. ... As interconexões revelam afinidades e aproximam as pessoas, que acabam por afirmar essas afinidades com formação de comunidades virtuais.
Porque a internet une pessoas dos mais diversos backgrounds e faz com que elas tenham acesso a uma série de conhecimentos, nasceu a palavra cibercultura. ... Também podemos dizer que os padrões de interação entre pessoas, particulares à Internet, ajudam-nos a construir um novo modelo de sociedade.
A cibercultura contribui para a transformação de muitos hábitos e processos sociais, desde a linguagem até segmentos voltados ao interesse público.
“A cibercultura mantém a universalidade ao mesmo tempo em que dissolve a totalidade. Corresponde ao momento em que nossa espécie, pela globalização econômica, pelo adensamento das redes de comunicação e de transporte, tende a formar uma única comunidade mundial, ainda que essa comunidade seja - e quanto!
Os autores concordam entre si quanto a natureza benéfica das tecnologias na vida contemporânea. ... Os autores discordam quanto ao termo "cibercultura" e apresentam visão de que temos que tomar cuidado com as forças do mercado que nos empurra, cada vez mais, tecnologias para que as consumamos.
Iniciada nos anos 1970, junto com o desenvolvimento da internet, ela se difundiu a partir dos anos 1980, com a expansão da microeletrônica e dos microcomputadores e redes de comunicação, e é altamente interativa, focando numa linguagem aberta e na participação do público.
Resposta. Resposta: Por se tratar de um espaço em expansão, mais pessoas e grupos conectados podem trocar informações, saberes e conhecimentos. Ademais, a cibercultura cria condições para que novos saberes possam ser desenvolvidos como: aplicativos, sites, programas etc.
Segundo relatos dos professores o uso da tecnologia pode ser considerado um auxilio para melhorar a aprendizagem. Se percebida como uma ferramenta pedagógica, possibilita o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas, atraentes e desperta maior interesse nos alunos pelo conteúdo que está sendo trabalhado.
Segundo Costa (2015) surge outro desafio no uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem, que é a falta de formação de professores na área, fazendo com que muitos profissionais se tornem resistentes ao uso e incorporação de novas tecnologias na sala de aula e deixem de utilizá-las por falta de ...
O principal objetivo do processo de ensino-aprendizagem por meio da tecnologia é formar alunos mais ativos, de modo que o educador e a tecnologia se tornem mediadores desse processo, devendo estar unifica- dos para que a aprendizagem se torne eficaz.
O avanço das tecnologias de informação possibilitou a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, o que permite maior disponibilidade de informação e recursos para o educando, tornando o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador.
Sendo assim, tecnologias baseadas em novas concepções de conhecimento, de metodologia e novos perfis de alunos e professores podem contribuir e transformar processos de ensino e aprendizagem científica. ... A tecnologia pode estimular o aprendizado, abrindo uma nova dimensão de acesso à informação.
Consultar enciclopédias online e outras obras de referência como forma de complementar ou mesmo confirmar o que foi aprendido sobre o conteúdo estudado em sala de aula. Entrar em contato direto com especialistas sobre o assunto em estudo através de e-mail, programas de mensagens ou pelas redes sociais.
O uso das ferramentas digitais podem potencializar a aprendizagem na medida em que possibilitam novas formas de aprendizagem, que soam como inovadoras no processo de ensino e aprendizagem. ... Por meio do uso de ferramentas digitais pode-se integrar os alunos a cerca de novos conhecimentos exigidos pela atualidade.
Entre os principais representantes e mais comuns recursos da tecnologia no nosso cotidiano, estão os tablets, os smartphones, os retroprojetores, os sistemas de som e as inovadoras lousas digitais, que são recursos que possuem a possibilidade de serem empregadas dentro da sala de aula, com o desenvolvimento do aluno ...