Descolamento periférico ou de Baudelocque-Duncan: quando o descolamento começa lateralmente, sendo a face materna a primeira face placentária visualizada na rima vulvar. Esse tipo é menos comum e tem escoamento de sangue antes da total expulsão da placenta.
Baudelocque Schultze: se a placenta está inserida no fundo do útero, toda a retração de sua área de inserção é uniforme, e o hematoma se forma na sua parte central. Com o progredir do hematoma até a periferia placentária, a placenta vai se invertendo de forma que ao se exteriorizar aparece sua face fetal, brilhante.
“No início das contrações de trabalho de parto, o colo não inicia dilatando de imediato. Primeiro, ele afina, tornando-se menos espesso. Para, na sequência, começar a dilatar e ampliar sua abertura para permitir a passagem do bebê na hora do parto”, explica Naira Scartezzini, obstetra e ginecologista.
O trabalho de parto ocorre em três fases: a latente, a ativa e a de transição. Ele começa com a atividade uterina e continua com a dilatação progressiva. O objetivo é a preparação do canal de parto para passagem do feto, por isso acontecem contrações de intensidade e frequência ascendentes até a expulsão fetal.
A duração regular da gravidez varia de 37 a 42 semanas, sendo que a grande maioria dos bebês nasce entre 39 e 41 semanas. Porém, há mulheres que insistem que querem parto normal só até 40 semanas de gestação, ou não querem mais.
Se a mulher ainda não sentiu nenhuma contração, não se deve preocupar, porque o bebê pode esperar até as 40 semanas para nascer, sem nenhum problema. A barriga da mãe pode ainda ficar mais baixa, pois o bebê pode encaixar-se nos ossos da bacia, o que geralmente ocorre cerca de 15 dias antes do parto.
Um bebê que nasce antes de 37 semanas é considerado prematuro e, após a 42a, pós-termo. Nos dois casos, os riscos de complicações aumentam muito. Mas, a partir da 40ª semana e um dia, os cuidados e o acompanhamento médico devem ser redobrados.
O que eu devo fazer se passar da data prevista para o parto?
Assim, se entre a semana 40 e 41 não houver o aumento natural das contrações para a realização do parto, ele poderá ser induzido ou realizado por meio de cesariana. Por isso, as mães que preferem o parto normal não precisam se preocupar.
Estudos científicos mostram que é seguro esperar até 41 semanas. Por isto a recomendação internacional é que a indução do parto seja oferecida a toda gestante a partir de 41 semanas de gestação.
A mulher com 41 semanas de gestação pode ficar cansada e sentir falta de ar. O tamanho da barriga pode incomodar para ficar sentada e para dormir e por vezes ela pode pensar que seria melhor que o bebê já estivesse do lado de fora.
40 semanas
Como explicamos no post da semana 41, entre as semanas 40 e 42, o bebê fica ali, ganhando gordura e imunidade dentro da barriga — já que, quanto mais ficar no útero, mais células de defesa vai receber da mãe. Seu bebê já está todo formado, só esperando o melhor momento para conhecer você.
Gestações a termo duram entre 39 a 40 semanas, mas algumas podem levar mais tempo para o bebê nascer; saiba os riscos.
A indução do parto no hospital pode ser feito através de 3 formas diferentes:
Grávidas poderão optar pelo parto cesariano a partir da 39ª semana de gestação na rede pública de saúde. É o que determina o projeto de lei (PLS 3.
Algumas formas de acelerar o trabalho de parto, incluem:
boa hora!