EQST

O Que Aconteceu Na Dcada De 80 No Brasil?

O que aconteceu na década de 80 no Brasil?

A década de 80 no Brasil ficou conhecida como a década perdida (do ponto de vista econômico, do crescimento e do desenvolvimento) e terminou com uma hiperinflação. Ainda ao início dos anos 80 do século passado o Brasil vivia a ditadura militar.

Porque a década de 80 foi chamada de década perdida?

Por que a década de 1980 ficou conhecida como década perdida? Aquela década ficou assim conhecida por conta da crise econômica nos anos 80. Afinal, foram verificadas fortes reduções no PIB brasileiro, sendo que a média nos anos 70 caiu de 7% para 2% nos anos 80.

Quais os principais acontecimentos que marcaram a década de 1980?

- Em 1980, ocorre a primeira videoconferência da história das telecomunicações. - Abril de 1981: a nave espacial Colúmbia faz seu primeiro voo. - Janeiro de 1983: a empresa Apple lança o computador Macintosh. - Em 1983, os pesquisadores Luc Montagnier e Robert Gallo identificam o vírus da AIDS.

Como era viver na década de 80?

Os anos 80 foram muito marcantes! Quem viveu essa época, com certeza, nunca esquece. Quem ainda não era nascido certamente reconhece a estética dessa fase. Os cabelos eram ousados, as músicas empolgantes, o cinema, então, trouxe clássicos que nunca saem de moda.

Como era a tecnologia na década de 80?

Walkman e videocassete estão entre os produtos que revolucionaram ou inovaram na década de 1980. Os anos 80 marcaram a vida de muitas pessoas, não só pelos eventos políticos e sociais, mas também pelos diversos produtos eletrônicos que foram lançados na época.

Como era a escola antigamente no Brasil?

Antigamente só quem estudavam eram os meninos, as meninas aprendiam a ser donas de casa e boas mães, bordando, costurando e as mais afortunadas, tinham aulas particulares de piano e outras coisas mais. Só com o passar do tempo a escola se tornou mista, isto é, estudavam tanto meninos quanto meninas.

Como era o ensino na década de 70?

A escola pública da década de 1970 começava aos 6 para 7 anos, sem obrigatoriedade de matrícula, e traçava um processo comportamental de não reflexão. Apesar de toda mordaça, o silêncio político jamais conseguiu silenciar, em absoluto, a vida cotidiana e seu movimento complexo/concreto.

Como era a educação em 1950?

Ao final dos anos 1950, metade das crianças em idade escolar estava fora do sistema. Ainda que a função do ensino primário fosse a simples alfabetização, ele não cumpria o seu objetivo. Ao mesmo tempo, a escola secundária pública era moldada aos interesses das elites dirigentes do país, com difíceis exames de seleção.

Como era a escola 50 anos atrás?

Uma aula há 50 anos… A escola não era moderna, nem “chic”, mas confortável, aconchegante. A entrada dos alunos nem sempre acontecia pela maior avenida do quarteirão; um portão na esquina abria-se para receber os alunos. ... Os alunos iam chegando, devidamente uniformizados, cumprimentando-se uns aos outros.

Como era a escola há 100 anos atrás?

A escola de 100 anos atrás era, na maior parte das vezes, precária, com professores mal qualificados e em quantidade insuficiente. Ao mesmo tempo, priorizava e incentivava algumas virtudes, como o senso de hierarquia, a capacidade de concentração, a disciplina e o autocontrole.

Como era a escola no tempo de nossos avós?

O número de carteiras era pequeno, afinal as turmas eram formadas de alunos vindos de famílias ricas. As crianças pobres, geralmente, aprendiam alguma coisa em casa ou cresciam analfabetas. A mesa do professor, em cima de um tablado de madeira, ficava num nível mais alto em relação às carteiras dos alunos.

Como funcionavam as escolas antes disso?

História Geral. O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento.

Como era a educação na década de 40?

No fim da década de 1940, as escolas secundárias têm forte expansão e, aos poucos, vão perdendo seu caráter elitista, embora o acesso ainda não fosse de todos. Segundo dados do Serviço de Estatística do Ministério da Educação e Cultura, em 1940, eram 155 mil frequentadores dessa etapa escolar.

Como eram as escolas no ano de 1940?

Agitavam os eventos,faziam a escola respirar. ... Tinha aula de Religião,levavam a bíblia.As vezes a Educação Física era no campo do clube.As festas juninas eram contagiantes,iam na escola fazer barracas,montar o palco e iam ensaiar aos sábados e domingos,todos os dias... era muita diversão e muita responsabilidade.

Qual o tipo de educação é praticada no Brasil?