Brasil. No Brasil, Chanceler é o título complementar do ministro das Relações Exteriores. Por extensão, os chefes da diplomacia de outros países são às vezes também chamados de chanceler, mesmo os de países onde o título significa algo diferente (como na Alemanha), o que gera ambiguidade.
Embora seja responsabilidade do Presidente designar quem ocupará a posição de ministro, exercem as outras funções do Itamaraty pessoas aprovadas em concurso em uma das três opções de carreira: Diplomata, Oficial de Chancelaria e Assistente de Chancelaria.
Os salários são bem interessantes. Ao ser aprovado, o diplomata recebe uma remuneração inicial de R$ 19 mil no cargo de terceiro secretário. Conforme vai progredindo, os ganhos vão aumentando de acordo com o plano de cargos: R$ 21 mil para segundo secretário.
2º O Ministério das Relações Exteriores, sob a direção do Ministro de Estado, é o órgão político-administrativo encarregado de auxiliar a formulação e assegurar a execução da política exterior do Brasil.
O Ministério das Relações Exteriores tem dado importantes passos na promoção dos biocombustíveis, seja incentivando a produção nacional, ou mesmo realizando conferências sobre inovações na área. ... Neste instrumento, os países expressaram a intenção de cooperar no desenvolvimento e na difusão dos biocombustíveis.
Resumo: Concordamos todos que exportar é importante porque amplia os mercados para a agricultura. Muitos alegam que as exportações se fazem às custas do nosso abastecimento, privando-nos de alimentos ou, então, encarecendo seus preços.
Assim, as exportações, de modo geral, beneficiam o país como um todo, promovem o ingresso de divisas, a geração e manutenção de emprego e renda, o aumento na qualificação dos recursos humanos, a evolução e o crescimento do parque industrial e do universo empresarial como um todo.
Exportação e importação correspondem a importantes atividades de compra e venda do comércio exterior e afetam diretamente a economia dos países envolvidos. ... Essas atividades exercem enorme influência na economia de um país, indicando suas potencialidades no setor industrial, bem como suas deficiências.