As crianças menores de seis meses não devem tomar água nunca ,segundo o Centro Infantil Johns Hopkins, em Baltimore. Consumir muita água pode por a vida deles em risco de uma infecção potencialmente mortal conhecido como intoxicação por água. Nesta idade só existe um alimento necessário, o leite materno.
O documento orienta a não oferecer água, chás e quaisquer outros alimentos para bebês de até seis meses de idade. Isso porque o leite materno possui a quantidade ideal de água e de outros nutrientes e vitaminas essenciais para o desenvolvimento adequado do bebê nessa faixa etária.
Alguns médicos recomendam esperar para dar suco de frutas ao bebê até que possam segurar um copinho. Outros aconselham que comece com suco dos 4 a 6 meses, mas deve limitar o suco a poucos ml por dia.
Segundo a entidade, sucos de frutas in natura e industrializados não oferecem benefícios nutricionais para os bebês e devem ser evitados, por conta do alto índice de açúcar e calorias vazias que colaboram para aumentar as taxas de obesidade e problemas dentários.
A criança pode comer todos os tipos de frutas, desde que esteja com a saúde em dia e que não tenha nenhum tipo de alergia....Porém, é comum que as pessoas se lembrem das seguintes frutas ao iniciar a introdução alimentar:
Receba gratuitamente notícias e dicas para cuidar de seu filho. O grupo dos cítricos (laranja, laranja lima, limão, mexerica e tangerina) é considerado um grupo com maior potencial alergênico, por isso, é recomendado esperar mais tempo para introduzi-lo na dieta do bebê.
A alimentação do bebê com 3 meses deve ser por amamentação exclusiva, seja por leite materno ou por fórmula, e recomenda-se que seja mantida os 6 meses. Não sendo necessários complementos, como água, chás ou sucos, pois a amamentação é o suficiente para manter a nutrição e hidratação do bebê até o 6° mês.