Entenda o que é RAID, técnica que torna o sistema mais rápido e seguro. RAID (Redundant Array of Independent Disks ou Conjunto Redundante de Discos Independentes) é uma tecnologia utilizada principalmente em servidores que consiste em um conjunto de dois ou mais discos rígidos.
RAID, sigla de redundant array of independent disks (Conjunto Redundante de Discos Independentes), é um mecanismo criado com o objetivo de melhorar o desempenho e segurança dos discos rígidos existentes em um PC qualquer, através do uso de HDs extras. ... Tal esquema é a base do RAID 0.
Quem quer mais confiabilidade e/ou segurança já pode usar, até nas placas mãe mais simples vendidas atualmente, o recurso SATA RAID. A tecnologia RAID (Redundant Array of Independent Disks) é usada há vários anos, em discos SCSI. ... Dessa forma, os dados são sempre duplicados, os dois discos têm conteúdos idênticos.
Modo Raid você tem que usar 2 hds, seja para espelhamento ou desempenho (raid 0). AHCI apenas com 1 hd já funciona, e este quando selecionado, ativa o NCQ do HD. Modo IDE é seu hd normalmente instlado sem raid ou AHCI. Entenda um pouco mais sobre a tecnologia NCQ.
O modo Advanced Host Controller Interface, ou simplesmente AHCI, é uma tecnologia de conexão avançada para discos rígidos e unidades SSD conectadas ao PC através da interface SATA.
Se seu HD é SATA então deve estar em AHCI, se o HD for IDE então é IDE. ... Agora se vc pretende comprar um SSD, aí sim vale a pena usar AHCI, porque haverá aumento na taxa de transferência, coisa de 40% ou mais, e além disso, ele é ideal que funcione como SATA e não IDE.
Vamos lá:
Diferenças entre AHCI e IDE O modo IDE pode emular o mapeamento de disco SATA em um disco rígido IDE normal sem a necessidade de carregar drivers SATA. ... Na era do Windows 7, o driver AHCI é integrado ao sistema operacional, e não há uma etapa complicada, por isso, AHCI é popular.
Do lado direito o cabo com entrada IDE e à esquerda um cabo com entrada SATA. A grande diferença entre essa interface e a sua antecessora é que, no caso da IDE, os dados eram transferidos paralelamente, um ao lado do outro, enquanto no caso da SATA, a transferência ocorre um atrás do outro, como se fosse em uma fila.
Para identificá-los não há muito mistério, pois eles usam conectores bem diferentes. O HD IDE, na sua parte traseira, possui um conector de 40 pinos. Ele possui também um conector macho de 4 pinos para a alimentação elétrica. Já os HDs Sata usam um conector bem menor, de apenas 7 pinos.
Como alterar SATA para IDE na BIOS. Reinicie o computador e pressione a tecla "F1" no teclado do computador , assim que você vê o logotipo do Windows aparecer na tela do computador . Imprensa o "Up" ou "Down" setas do seu teclado do computador até que você tenha destacado o disco rígido do seu computador.
Vamos lá: 1- Deve entrar no setup do bios, pressione "Del " ou "F2" depende da placa mãe , após a contagem da memória , ou fique pressionando "Del" durante o post até entrar no setup do bios. No Setup --- Main --- veja se está reconhecendo o HD sata.
Clique com o botão direito em “start” e selecione o item “Modificar”. Em “Dados do valor” coloque “0” e confirme. Feche o editor de registro e reinicie o computador. Retorne para a BIOS da máquina e, agora sim, selecione e ative o modo AHCI.
Na propria BIOS nas opções de preferencia de boot, quanto tem mais de um HD conectado ao PC, surge uma opção pra ser selecionada a ordem dos HD's.
Entre na bios - assim que for carregado a bios selecione as teclas Ctrl +F10 simuntaneamente , lembrando que o procedimento deve ser aplicado de inicio sem a navegação dentro da bios. Retorne com o teste, esperto ter ajudado! Sou um voluntário aqui na Comunidade de Suporte HP.
Mude o disco rígido para o status de “principal” (ou "Master").
Veja como proceder:
Aprenda a melhorar o desempenho de jogos no PC
Para fazer isso, usuários do Windows, precisam apenas seguir umas dicas e usar algumas ferramentas.